Quase 40 municípios já cancelaram as temporadas de praia e carnavais fora de época devido a pandemia da Covid-19, conforme um levantamento da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). As atividades de 2020 estão suspensas por causarem aglomerações de pessoas nos atrativos turísticos e nos shows realizados neste período de férias, entre junho e julho. O isolamento social e a não aglomeração são os indicados pelos órgãos de saúde estadual, nacional e internacional. 

Conforme a ATM, a grande maioria dos gestores municípios que realizam anualmente as temporadas está preocupada com o risco de aumento de casos caso sejam realizadas as atividades e, além disso, as muitas dessas administrações estão realizando o remanejamento das verbas destinadas as praias e festas para a saúde e o enfrentamento da doença. 

Atualmente, o Tocantins possui cerca de 70 municípios aptos a realizarem temporada de praia e a maioria possui praias na categoria temporária. A expectativa da ATM, conforme o presidente e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, é que todas essas cidades suspendam as atividades de férias. “Apesar de termos identificado cerca de 40 Municípios, nossa previsão é que todos não terão condições de promoverem temporadas de praias diante da pandemia no novo coronavírus”, disse.

Além das cidades de temporadas, os dois os tradicionais carnavais fora de época no Tocantins também estão cancelados, o Miracaxi e Carnaxam, realizados em Miracema e Xambioá, respectivamente. A ATM espera que também sejam cancelados o CarnaToca e o NazaFoilia, em Tocantínia e Nazaré do Tocantins.

Municípios com temporadas já canceladas:

1. Aliança
2. Aragominas
3. Araguacema
4. Araguanã
5. Araguatins
6. Arapoema
7. Brejinho de Nazaré
8. Caseara
9. Goiatins
10. Itacajá
11. Itaguatins
12. Juarina
13. Lagoa da Confusão
14. Lajeado
15. Marianopolis
16. Maurilândia
17. Miracema
18. Palmeirante
19. Palmeiras
20. Paranã
21. Pedro Afonso
22. Peixe
23. Ponte Alta do Bom Jesus
24. Ponte Alta do Tocantins
25. Rio dos Bois
26. Rio Sono
27. Sampaio
28. Sandolândia
29. Santa Rosa
30. Santa Tereza
31. São Félix
32. São Miguel
33. São Salvador
34. São Sebastião
35. São Valério
36. Talismã
37. Tupirama
38. Tupiratins
39. Xambioá