O programa que deu novo tom ao humor na TV chega à sua quarta temporada. Marcelo Adnet e elenco voltam com o Tá no Ar: a TV na TV (Globo) nesta terça, às 23h13. Serão 12 episódios, com uma extensa lista de participações especiais -muitos famosos têm pedido para participar da atração, segundo a equipe. E a promessa de que tudo pode virar uma boa piada.

Entre os novos quadros estão paródias de séries de TV, propagandas, novelas e brincadeiras com a política. “[A concepção do programa] começa pelo tema sobre o qual queremos falar. Depois, pensamos em como tratá-lo. O único motivo que nos faz desistir é não conseguirmos encontrar uma boa piada. Se não tiver graça, não vale a pena”, explica Marcius Melhem, um dos roteiristas do programa ao lado de Marcelo Adnet.

Entre os quadros desta temporada há a Escolinha Bíblica, uma paródia de Escolinha do Professor Raimundo, e o reality show da família Karlakian, uma brincadeira com a famosa família Kardashian, que tem um programa retratando seu dia a dia.

Alguns quadros, já famosos, continuam, como o Jardim Urgente, as piadas envolvendo a Galinha Pintadinha e o Te Prendi na TV. A situação política do Brasil também está em pauta. Em um dos videoclipes que vai ao ar, os atores cantam uma música inédita, tendo como tema as ocupações nas escolas de todo o País. “Nós não criamos algo para criticar alguém. Nesse caso, queríamos dizer que os estudantes têm direito de reivindicar, porque a educação no Brasil não vai bem. A intenção não é bater em ninguém”, diz Adnet.

“É uma piada. Nós usamos o estilo americano de fazer musical, mas dentro de uma cena decadente, com estudante apanhando e voando spray de pimenta”, esclarece o humorista, já em tom de piada.

Comerciais

Comerciais de TV também entram no repertório. Já está na internet a paródia Branco no Brasil: Há mais de 500 anos levando vantagem, que critica o racismo. “Não pedimos autorização às empresas, apenas fazemos. As marcas têm se sentido lisonjeadas por usarmos as propagandas como inspiração”, diz Melhem.

Os mesmos 11 atores das temporadas anteriores continuam no elenco. Entre eles, Danton Mello, que adianta um pouco dos quadros que já gravou. Um deles tem a participação da apresentadora Angélica. “Eu sou um motorista de Uber que está levando a Angélica, e acabamos em meio a um protesto de taxistas”, conta o ator.

Mello também faz o papel de Jon Snow, personagem de Kit Harington na série Game of Thrones (HBO). “Foi pesado, porque eu tive de gravar com temperatura de 40 graus, fazendo coreografia de uma batalha com aquele figurino [o personagem usa roupas para se proteger da neve].”

Mello destaca que a rotina de gravações é pesada, apesar de a atração não ser tão longa. “O programa é muito bonito, tem qualidade, mas uma cena de segundos a gente passa o dia inteiro gravando. Trabalhamos de segunda a sábado, muitas horas por dia.”