A Globo/TV Anhanguera estreia na noite de hoje, logo após o Jornal Nacional, a superprodução Deus Salve o Rei. A nova novela é uma trama medieval com elementos dramáticos e cômicos, que conta com um trabalho minucioso de tecnologia, figurino e cenografia para construir os dois reinos onde a história se passa. A trama tem como ponto de partida dois irmãos príncipes que não querem o trono: um tem medo de ser rei e outro abdica ao trono pelo amor de uma plebeia.Para dar vida a enormes castelos, vastos campos, cavalos e carruagens em cenários majestosos, além dos dois reinos medievais com toda a grandiosidade deste universo, Deus Salve o Rei está sendo gravada em uma cidade cenográfica totalmente indoor nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com dois galpões, medindo mais de dois mil metros quadrados. No primeiro, foi montado o reino de Montemor, com castelo e cidade fictícia. No segundo, o reino de Artena e uma grande área de chroma key, para as cenas que envolvem efeitos visuais, florestas e as sequências de batalhas.“Com a cidade indoor temos a luz controlada o tempo todo e, ao mesmo tempo, um espaço múltiplo, que pode se transformar. Na construção dos dois reinos, misturamos diversas referências e estilos europeus para chegar ao desenho final com castelos, vilas, aldeias, tabernas, lojas e casas de alguns personagens”, conta Fabrício Mamberti, diretor artístico da trama.A novela terá de sete a oito vezes mais volume em efeitos que a maior parte das produções da Globo e praticamente todas as cenas terão inserção de computação gráfica. O destaque vai para as cenas de batalha e as florestas virtuais digitais de altíssima resolução. Os galpões de gravação foram pensados e desenvolvidos em conjunto com a área de efeitos visuais da Globo.Para o projeto, a Globo está usando técnicas avançadas, como captura de movimentos com câmeras, que trazem agilidade e precisão para as animações, e gruas computadorizadas capazes de reproduzir movimentos repetitivos com alta precisão.A equipe também desenvolveu internamente um sistema de scanner facial, que permitiu capturar e trabalhar o rosto dos atores, criando um modelo de alta resolução para aplicação nas cenas reais de uma produção de mais de 100 capítulos.Para ambientar a série, foram captadas imagens em oito países: Espanha, França, Nova Zelândia, Inglaterra, Islândia, Irlanda do Norte e Escócia. Uma equipe viajou por 32 dias e fez quatro mil imagens – tanto stock shots quanto elementos para implementação em 3D.A novela conta ainda com uma produção de arte que produziu peças que vão desde carruagens até cerâmicas, copos, comidas e livros que compõem a decoração.O destino de MontemorHá décadas, o reino Montemor fortalece seu exército, suas fronteiras e conquistas. Agora, a grande preocupação é com o seu bem mais precioso: a água. Por isso, a inauguração de um aqueduto é o grande projeto da rainha Crisélia (Rosamria Murtinho), que está há anos no comando do reino. Mas a inauguração do que era considerado um ousado projeto para o período é um fiasco e o problema da falta de água persiste. Por isso, Montemor continua dependendo de Artena, o reino vizinho, num acordo selado entre seus governantes. Em Artena, o sábio Rei Augusto (Marco Nanini) pensa o mesmo. A paz deve ser mantida. Mas, sua filha, a princesa Catarina (Bruna Marquezine), vê no fiasco do aqueduto uma possibilidade de um acordo mais vantajoso. O rei, no entanto, não considera a opinião de sua futura herdeira.Os planos de CatarinaCatarina (Bruna Marquezine) é a princesa de Artena. Apesar da aparência meiga e inofensiva, é extremamente ambiciosa e dissimulada, uma mulher sedutora e capaz de manipular facilmente todos ao seu redor. Frequentemente bate de frente com o pai, o rei Augusto (Marco Nanini), em relação a questões diplomáticas. Mas sabe a hora de recuar – atitude necessária para manter as aparências e alcançar seus objetivos. O rei acredita que em breve Catarina assuma o trono, mas antes quer casar a filha e encontra em Istvan (Vinícius Calderoni), o parceiro ideal. Ele é Marquês de Córdona, um amante das artes, poeta, um tipo contemplativo e desconectado das questões mundanas. Ingênuo, acredita na bondade da noiva. Nem ele e muito menos Augusto têm ideia das armações de Catarina para tirar o futuro noivo de seu caminho. Com a chegada de Constantino (José Fidalgo), duque de Vicenza, do reino de Artena, a princesa conhece um verdadeiro aliado e parceiro – em todos os sentidos.-Imagem (Image_1.1434518)