O tradicional especial de Roberto Carlos na Globo neste ano se chamará Simplesmente Roberto Carlos e terá um clima intimista, com a plateia mais próxima do palco. Na atração, que vai ao ar hoje, depois da novela A Lei do Amor, o Rei divide os vocais com artistas de diferentes estilos e idades.

A mais jovem deles é a cantora Rafa Gomes. Finalista do programa The Voice Kids, da Globo, exibido no primeiro semestre deste ano, a curitibana de 11 anos fez parceria com Roberto em três músicas. Já os veteranos Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos com 74 anos, cantam com o Rei Coração Vagabundo, escrita por Caetano, e a lendária Marina Morena, de Dorival Caymmi (1914-2008).

“Roberto já é uma voz absorvida pela cultura brasileira. Muito do meu cantar tem a influência dele, e o fato de eu continuar me apresentando vem da energia que ele ainda joga na música”, elogia Gil.

Outro grande nome que participa é Marisa Monte, que canta duas músicas com o Rei. “Ouço as canções dele desde os anos 1970, e, desde então, elas nunca deixaram de fazer parte da minha vida. Ele é um cantor amado por todos os brasileiros, artistas ou não”, diz Marisa.

Ela tem a chance de interpretar com Roberto De que Vale Tudo Isso, uma de suas canções preferidas do Rei e que foi sugerida por ela mesma. “Me lembro dela no filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, que fez parte da minha infância”, diz, citando o longa de 1968. Marisa também vai cantar com Roberto a música Ainda Bem.

O centenário do samba não foi esquecido. Roberto canta, com Zeca Pagodinho, três clássicos do ritmo, além do sucesso Caviar (“nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”). O músico Milton Guedes, da banda de Lulu Santos, leva a sua gaita à música Olha.

Lançamento

O especial de fim de ano também terá um toque internacional. Na atração, será lançado o clipe da música Chegaste, que o Rei gravou com a cantora americana Jennifer Lopez em outubro, nos Estados Unidos. A canção foi escrita pela porto-riquenha Kany Garcia, e a versão em português foi feita pelo próprio Roberto. O especial também vai mostrar os bastidores desse encontro.

A outra novidade fica por conta de um efeito especial que vai permitir com que Roberto Carlos faça dueto com sua versão mais jovem. Juntos, os dois Robertos cantam as músicas Mexericos da Candinha, Namoradinha de um Amigo Meu, Eu Sou Terrível e uma quarta que vai surpreender: Quero que Vá Tudo pro Inferno. Por não pronunciar mais a palavra “inferno”, Roberto não cantava a faixa havia anos.