A 11º edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão teve seu primeiro dia com muita fartura de tilápia e receitas criativas assinadas pelas chefs Emiliana Azambuja e Bethy Alves, conforme você pode ver no cardápio abaixo.

“Este ano promete. Esperamos 30 mil pessoas durante o evento. As parcerias estão ajudando muito. Oferecemos aos visitantes bons pratos e atrações importantes da música nacional”, afirma o prefeito em exercício Adelsso Nogueira (PSB).

A partir das 19h de quinta-feira (24), além do jantar servido com buffet de pratos à base de peixe e outros, o visitante também pôde conhecer a feira de artesanato e as flores de Holambra, disponíveis para venda na estrutura montada na orla da praia do Lago Azul, a 330 km de Goiânia.

“Cada dia a nossa festa cresce porque o povo goiano já pegou gosto por ela. Essa festa é do povo. O ano que vem com certeza estará maior, mesmo com crise pela qual o Brasil passa”, completa Adelsso.

No Palco do Restaurante, muitas apresentações de dança de crianças e adolescentes estudantes do Centro Cultural Yara de Almeida, além do “esquenta” feito pela cantora Naessa Amaral.

O arrocha de Israel Novaes
O paraense Israel Novaes subiu ao palco principal do festival por volta de 1h da manhã de sexta-feira (25) e cantou seus principais sucessos como “Vó, Tô Estourado”, “Vem Ni Mim Dodge Ram”, “Você Merece Cachê”, entre outras canções que embalaram o público até 2h30.

Antes da apresentação, Israel conversou em seu camarim com os jornalistas, onde ele falou sobre a carreira e o atual cenário da música sertaneja. Confira abaixo os principais tópicos.

Israel lançou no ano passado seu DVD “Forró do Israel” e falou sobre essa mistura de estilos musicais. “Comecei com o arrocha sertanejo, misturou com o sertanejo e virou o que virou. Esse show tem 7 ou 8 músicas diferentes, mas eu vou mudando porque tem que renovar. Levo o forró do Nordeste e o sertanejo do Centro-Oeste, assim a gente quebra esse preconceito regional”.

Atualmente muitos artistas têm feito parcerias musicais e o paraense não fugiu desse filão.  “É uma tendência, começa com uma amizade, participamos um do show do outro, há uma admiração mutua, surge à ideia de fazer uma música juntos e isso é um fator muito importante para que o sertanejo continue na crista da onda”.

O canto tentou explicar de onde vem o sucesso do ritmo sertanejo. “Vem da quantidade de pessoas que aderiram a esse estilo musical e aderiu tanto que com o tempo se tornou o principal. Podemos dizer que tecnicamente a MPB hoje é o sertanejo, é a Musica Popular Brasileira” e ainda completou “o sertanejo é a música do sertão e o Brasil é cheio de sertão”.

Em pouco mais de cinco anos de carreira, essa é a segunda vez que Israel participa do festival de São Simão e fez uma comparação da assiduidade com um relacionamento. “Show é uma conquista, como se você tivesse namorado uma mulher, passado muito tempo longe, ela pode ter conhecido outras pessoas e você também. Quando você revê, tem que conquistar novamente, o beijo tem que ser melhor, o abraço tem que ser melhor, porque ela já esqueceu. Show é convencimento, por mais que seja o mesmo público, no mesmo lugar, você tem que fazer algo diferente”.

Questionado sobre a cobrança atual da beleza e menos do talento, o sertanejo mostrou bom humor. “Um tempo atrás o pessoal era ‘feinho’ e tinha talento, ai melhorava a aparência. Hoje chegam bonito e tentam melhorar o canto. Eu também era bem feio (risos)”.

Israel ainda falou sobre o que faria se não fosse cantor. “Voltaria a estudar Direito, mas minha vocação é mesmo a música”.

 

Menu do Dia 24/03 - Quinta –feira

Jantar: Inspiração Sabores do Banquete de Goiás

Salada Mix Goianin de folhas verdes com acelga, abacaxi, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, milho verde e hortelã e molhos de coalhada e salsinha com limão;

Salada Festiva de duo de repolho roxo e branco, atum, fios de cenoura , uvas passas, maça verde e salsão; 

Tilápia da Terra, envoltas na farinha de mandioca crocante finalizados com cubos de queijos em marinada de cachaça, açafrão da terra, cebolinha e pimenta biquinho;

Tilápia Metida em marinada especial, assadas, servidas com molho de mandioquinha, aipim, vinho branco, leite de coco e coentro; 

Frango meio Caipira, filé de sobrecoxa ao molho rústico, bem dourado, com açafrão da terra, cebola, pimentão vermelho e cheiro verde;

Escalopinho de lombo, com molho de jabuticaba, confit de cebola e ameixa;

Lagarto ao molho Rústico Ferrugem, finalizados com palmito e cenoura;   

Creme de Milho Metido, finalizados com chips de jiló e quiabo;

Guariroba Caipira, ao molho de tomate e pimenta de cheiro; 

Arroz Biro-Biro Goiano, com lascas de pequi, batata palha, ovos mexidos, queijo ralado e bacon;