Com uma vasta programação, a 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional começa na próxima terça-feira 18, e segue até o domingo, 23, no Espaço Cultural Beira Rio, na orla de Porto Nacional. Entre as atrações, está a 2ª Feira Literária Portuense (FLIP), que lança 71 obras inéditas e remota aos 281 anos de história e 158 anos de emancipação política da cidade, do Pontal ao Nacional.

Unindo e confraternizando diferentes expressões da cultura do Estado haverão visitas a museus, caminhadas culturais, apresentações musicais e de dança, oficinas artísticas, cafés literários, cinema, teatro, rodas de conversa e poesia, além de quadrilhas juninas e palestras sobre cultura e memória.

Os eventos são abertos a toda a comunidade portuense e visitantes em quatro espaços recheados de cultura e interação. A iniciativa, que acontece desde a década de 1980, se construiu para resgatar, incentivar e divulgar o potencial artístico e cultural da região. 

Livros 

Ao todo, a organização dos dois eventos, reúne 150 escritores de vários estados do País para lançamento das obras literárias. Além de ter previsto a participação de 40 empreendedores e 32 estandes. Entre as programações os visitantes terão à disposição uma praça de alimentação com comidas e bebidas. 

A FLIP terá como Patrono Nacional, o escritor e intelectual portuense Eli Brasiliense e como Patrono Regional, o jornalista e escritor, Edvaldo Rodrigues. 

A Semana e a Feira são organizadas pela Prefeitura Municipal. 

São: 

  • 15 shows, 
  • 5 saraus, 
  • 8 exposições, 
  • 13 palestras, 
  • 12 manifestações culturais, 
  • 71 lançamentos de livros