A experiência de reeducandos dentro da prisão se tornou tema de livro escrito com a participação de presos em Tocantinópolis. O livro intitulado “Ler e escrever na prisão: experimentações em Tocantinópolis” foi lançado em Palmas, na última sexta-feira, 5, e traz a vivência de homens que participam do Clube de Leitura da Cadeia Pública de Tocantinópolis.

A coletânea de textos tem escritos por pessoas envolvidas com o Clube de Leitura na Cadeia Pública de Tocantinópolis promovido durante todo o ano de 2018. Além de Palmas, o lançamento também aconteceu na própria unidade, para que os reeducandos-escritores pudessem participar com seus familiares e servidores, e na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A organizadora do livro, professora da UFT Aline Campos, explicou sobre a experiência de escrita e publicação. “Os textos foram escritos por 32 autores, entre eles estão, reeducandos que participaram do clube de leitura, servidores e o chefe da unidade, Vinicius Lima Silva. O livro saiu de forma inesperada e é um momento de celebração ao vermos o material pronto”, explicou.

O chefe da unidade lembrou a mudança significativa que essa ação gerou nos reeducandos. “Os reeducandos se sentiram esperançosos e com espírito de mudança, nunca imaginaram que poderiam ser escritores de um livro. Representa algo muito grande pra essas pessoas e estou orgulhoso ao ver o resultado dessa ação”, ressaltou.

Distribuição

De acordo com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), os livros estão sendo entregues inicialmente para os reeducandos, familiares e distribuição nas unidades penais. A organizadora da coletânea frisou que o trâmite para uma futura comercialização do material está sendo realizada.