Quadrilha, comidas feitas com milho e brincadeiras são os principais ingredientes das festas juninas. Mas muito além, as quadrilhas juninas são momentos de descontração e diversão que não a acabam mais. Aliando tudo isso, com um pouco de criatividade e imaginação as festas podem ir além e sair dos locais tradicionais de celebração e uma das alternativas é a proposta é a piscina, em especial para os pequeninos.

Apesar de ainda não entenderem o significado do São João, os bebês se divertiram na água com pais e se encantaram com as cores e elementos caipiras de uma festa promovida por academia da Capital. Como o pequeno Jaime Augusto, que só largou o cavalinho de pau na hora de entrar na água com os pais.

“As crianças aproveitam muito e se divertem. É um momento para interagir com outras crianças”, afirma a mãe de Jaime Augusto, a enfermeira Maria Camelo, que mostrou que não só os pequenos se divertem pulando a ‘fogueira’ dentro da água.

“A ocasião das festas de São João é um momento também de trazer a criatividade e vestir nossos filhos com os trajes juninos”, relata a mãe que combinou as roupas quadriculadas com o filho e o marido.

Interação

Quem também foi com o figurino combinando com a mãe e a avó foi à pequena Cecilia Jorge. Todas as três com vestidos azuis floridos e pequenos chapéus na cabeça pularam muito no arraiá diferenciado.

“A ideia oportuniza essa interação entre os pequenos, de um com o outro, e com as famílias. Um momento de partilha. Além de experiência cultural com essa brincadeira que é a quadrilha”, afirma a engenheira agrônomo, Vanessa Jorge, mãe de Cecília.

E essa é uma das propostas da iniciativa, integrar as crianças e os familiares, explica a idealizadora da quadrilha, a empresária Kátia Simima. “As crianças amam a piscina e esse é um momento de elas entraram com seus pais e encontrarem um momento de convivência diferenciado”, relata.

Além disso, a iniciativa valoriza toda a ideia por trás das festas juninas ao seguir ao pé da letra as passagens e músicas das quadrilhas. “Queremos valorizar também essa parte folclórica de brincadeiras que os festejos juninos sempre trazem”.

 

Brincadeiras - Para entreter tanto crianças quanto os adultos as brincadeiras são uma boa opção para as festas juninas. Confira algumas:

Corrida do saco: Cada pessoa entra em um saco grande e aposta corrida pulando dentro dele, com os dois pés juntos.

Ovo na colher: Cada participante segura a colher com a mão ou com a boca, e põe um ovo cozido nela. Ganha quem chegar primeiro derrubar o ovo.

Corrida do Saci: Os participantes tiram os sapatos que são levados para trás de uma linha distante e paralela ao início, onde são misturados. Todos saem pulando com o pé esquerdo até o outro lado, onde devem achar seu outro calçado e voltar pulando com o pé direito.

Dança das cadeiras: Faz-se um círculo com as cadeiras e os participantes dançam em volta delas e uma das cadeiras é tirada. Quando a música para, todos sentam, mas sempre fica alguém em pé.

Carrinho de mão: Realizada em duplas, quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas, o outro fica atrás levanta as pernas do que está na frente. Quando é dado o sinal, as duplas correm, um com os pés e o outro com as mãos.

 Pesca da maçã: Em uma bacia com água coloca-se algumas maçãs. Cada participante coloca as mãos nas costas e tenta morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde.

Cabo de guerra: Uma linha no chão dividido em dois campos. Cada grupo fica em fila num lado, segurando uma corda e os participantes devem puxá-la para seu. Vence quem conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.

 

Acerte as argolas:

Enche-se garrafas plásticas com água ou areia e amara-se elas no chão. Faz-se uma linha de arremesso a certa distância. Cada participante recebe cinco argolas para tentar prendê-las nos gargalos das garrafas.

Boca do palhaço: Desenha-se numa cartolina o rosto de um palhaço com uma boca grande e recorta a boca. Em uma caixa de papelão recorta-se o formato da boca e cola-se o rosto do palhaço na caixa. Cada participante recebe três bolinhas de borracha para tentar acertar na boca do palhaço.

Pescaria: Recorta-se os peixes em cartolina colorida e faz-se um corte no lugar da boca do peixe para prender um clipe. Faz-se varas de pescar com um clipe aberto na ponta. Espeta-se os peixes numa grande bacia com areia.

Fonte: Agência Brasil