Os criadores da série Meu Malvado Favorito, iniciada em 2010, mal terminaram a sequência de 2012 e já começaram a se dedicar a uma nova animação, dessa vez dedicada ao coadjuvantes bem-sucedidos, os Minions, filme que invade os cinemas em versão 3D e convencional (2D). A trama do longa-metragem se passa bem antes dos eventos do filme original, apresentando rapidamente sua origem para situá-los numa aventura nos anos 60.

Organismos unicelulares amarelos, os personagens evoluíram ao longo de eras, mas sempre com a tarefa de servir a mestres malignos, entres dinossauros, tiranos da Antiguidade e até Napoleão. Em meio ao exército de personagens, destacam-se Kevin, o mais velho e protetor, Stuart, o adolescente rebelde que adora música, e o distraído Bob, o mais inocente da turma. Em busca de um líder para seguir, eles se voluntariam para viajar da Antártida para os Estados Unidos a fim de participar de um congresso de vilões.

Na convenção, o trio se encanta pela supervilã Scarlet Overkill, que tem um plano mirabolante para se tornar nada menos que a rainha da Inglaterra. Ela conta com o apoio do marido, um cientista maluco, e de Walter, um ladrão de bancos e patriarca de uma família de criminosos. Os Minions embarcam nessa roubada e vão para Londres, dando início a uma jornada que pode significar o fim de toda a espécie do planeta.