Um projeto de restauro da Igreja de Nossa Senhora Santana, em Chapada da Natividade, foi elaborado por uma empresa, apresentado à comunidade e disponibilizado para o município ainda em 2012, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A igreja está abandonada e prestes a virar apenas ruína, conforme as imagens enviadas pelo repórter fotográfico Emerson Silva e publicadas pelo Jornal do Tocantins na última sexta-feira, 19

Em nota ao JTO, o Iphan no Tocantins disse que a “Igreja Nossa Senhora de Santana é um bem protegido na instância municipal. Não está protegido no âmbito federal”. Entretanto, há nove anos a Superintendência do Iphan no Tocantins contratou empresa para elaborar projeto de restauro para conservação do local. Esse projeto, segundo o Iphan, chegou a ser apresentado “em audiência para a comunidade e disponibilizado para o município para contratar empresa para realizar a obra”, escreveu. 

Além disso, a equipe do Iphan no Tocantins realiza a orientação à gestão municipal para que sejam tomadas providências quanto ao patrimônio cultural municipal, desde 2012. Já em 2021, em fevereiro, uma reunião foi realizada entre o órgão federal e o gestor municipal para “viabilizar a execução dos serviços de recuperação, seja através de recursos públicos ou parceria com a iniciativa privada”, escreveu. 

Além disso, devido ao longo período que passou desde a elaboração do projeto, o Iphan lembrou que o documento “precisa ser atualizado diante do estado atual de conservação” da igreja. 

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a Secretaria de Turismo de Chapada da Natividade por e-mail ainda na sexta-feira. Entretanto, até o momento a gestão não se pronunciou sobre os questionamentos da redação com relação a um projeto de revitalização ou outra medida a ser tomada. 

Ainda na sexta-feira, a   Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) disse ao JTO que estava em andamento um inventário artístico e cultural do Estado e um projeto para a recuperação de museus e prédios históricos.  Somente após a conclusão do inventário, ainda sem data prevista pela agência, o órgão afirma que “será possível empreender obras de restauração neste e em outros prédios históricos do Estado”. Já o Iphan 

Igreja em ruínas 

Construída por volta de 1740, as imagens mostram que a igreja está protegida por uma tela para isolar o acesso ao local. Uma  placa do Iphan, ao lado da construção, contém dados históricos e arquitetônicos sobre a construção da igreja.  A placa, inclusive, lembra que entre o fim do século XIX e a década de 1980 o desabamento da cobertura e o colapso da capela mor provocaram intervenções que alteraram a arquitetura da obra. 

Entretanto, o isolamento somente mostra ainda mais a possibilidade do local desabar. As imagens de Emerson Silva mostram que o desabamento já começou na parte de trás do prédio. A parte da parede dos fundos e as duas paredes de um dos lados caíram e há um vão com acesso aberto ao interior do prédio. “A Igreja de Nossa Senhora Santana, em Chapada da Natividade, pede socorro. Datada do século XVIII, é neste estado de conservação que este patrimônio arquitetônico do Tocantins se encontra”, relatou o profissional na data.