Magazine

Projeto de cinema na escola é destaque

Iniciativa foi selecionada para ser apresentada em seminário no Rio de Janeiro em agosto

Gravação do filme Lenda do Urso Mal Assombrado na escola

O projeto Eu faço Cine na Escola, do professor da rede municipal Ademir Bandeira Silva, foi selecionado para participar do I Seminário de Audiovisual e Educação e os trabalhos desenvolvidos pelo projeto serão exibidos 8ª Mostra Joaquim Venâncio. O evento acontece nos dias 7 a 9 de agosto no Rio de Janeiro.

A iniciativa, que trabalha com escrita e reescrita a partir da produção do audiovisual em ambiente de sala de aula, é desenvolvido pelo educador nas escolas do campo Escola de Tempo Integral (ETI) Sueli Reche, na Serra de Taquaruçu e ETI Luiz Nunes, em Buritirana. Atualmente mais as atividades são desenvolvidas com 148 alunos da primeira escola e 151 da segunda.

O projeto nasceu há três anos, quando Silva trabalhava com a disciplina de produção e pesquisa textual e percebeu que os alunos tinham muita dificuldade com a escrita e leitura.

Produções

Um filme produzido no Eu faço Cine na Escola que será apresentado na mostra é o Meninos da Serra, sobre o dia a dia dos alunos da região de Taquaruçu. A produção foi inclusive à vencedora na categoria melhor imagem, no Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela do anos de 2016. Posteriormente, o projeto produziu Mundo de Jéssica, que foi apresentado junto no Rio Grande do Sul n o II Congresso Brasileiro de Vídeos Estudantil em 2017.

A última produção do projeto é o curta A Lenda do Urso Mal Assombrado de Raposa Serra do Sol. O trabalho é dos alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana, que surgiu em sala de aula e fala de uma lenda urbana. O trabalho começou a ser desenvolvido em junho e já está com as gravações concluídas.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ