O Núcleo Criativo Tocantins Filmes está com inscrições abertas para roteiristas que queiram desenvolver seus roteiros de filmes, séries e formatos audiovisuais, com bolsa que varia de 2,5 a 4 mil reais.

Conforme o edital, as inscrições vão até o dia 15 de março e são divididas em três categorias: roteiristas profissionais, novos roteiristas (com até dois roteiros produzidos e exibidos comercialmente) e roteiristas mirins e jovens (14 a 18 anos). O núcleo destaca que no momento da inscrição, não é obrigatório o envio de roteiro, podendo ser submetido apenas o argumento.

De acordo com o núcleo, o projeto selecionará três roteiristas profissionais, cinco novos roteiristas e cinco roteiristas jovens e mirim.

Serão reservadas vagas para roteiristas indígenas e quilombolas e estudantes advindos de escolas públicas. A temática dos projetos é livre, ficando a cargo do participante da seleção. “A Tocantins Filmes possui preferência em formatos de reality shows, mas qualquer gênero ou formato podem ser inscritos”, afirma o núcleo.

A produtora responsável pelo núcleo, Kécia Ferreira, afirma que a proposta de núcleo criativo é inédita no Tocantins e proporciona o amadurecimento dos projetos locais, preparando-os para serem competitivos no mercado audiovisual. “É uma oportunidade única para a formação de novos roteiristas no Tocantins, que trabalharão de forma colaborativa. O intuito é preparar não só os projetos, mas os profissionais para os primeiros encontros com os players, como Canal Brasil, CineBrasil TV ou até a Netflix”, completa a produtora.

Os organizadores da iniciativa ainda destacam que durante o projeto, os participantes poderão desenvolver seus roteiros juntamente com uma equipe de produtores executivos, com a mentoria de profissionais e encontros regulares durante dois meses até a finalização e entrega dos projetos, que estarão prontos para serem comercializados no mercado audiovisual brasileiro e internacional.

Os interessados podem acessar o Edital com todas as informações do certame, além de realizar a inscrição no processo seletivo por meio de formulário eletrônico disponível na página do Núcleo Criativo, o endereço eletrônico é - www.tocantinsfilmes.com.