Representantes de Pontos de Cultura do Tocantins estão em Natal (RN) para participar do evento Teia da Diversidade, que teve início ontem e continua até o próximo sábado. O objetivo é de fortalecer o exercício dos direitos culturais, promover a atuação cultural em rede e o diálogo entre a sociedade civil e o poder público no campo cultural.

 

Além de espaços de convergência, com rodas de diálogos sobre variados temas, o evento conta com apresentações culturais com manifestações de todas as regiões do País. Do Tocantins, se apresenta o grupo Tambores do Tocantins, liderado pelo músico Márcio Bello, de Porto Nacional. A apresentação acontece amanhã, às 22h30, no palco da Ribeira. No mesmo dia se apresentam grupos tradicionais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Bello é delegado master no encontro tendo participado de todas as edições.

 

O Tocantins conta com a representação dos seguintes Pontos de Cultura: Canto das Artes, com Betânia Lurdes e Tharson Lopes; Tambores do Tocantins, com Márcio Bello; Aldeia Tabokagrade, com Wertemberg Nunes; Central do Riso, com Nival Correia; Idea, com Nilton; do Menino Jesus, com Dorivã; A Barraca, com Magna Silva; Casa de Caboclo, com Darlan Soares, mais conhecido como Tato e Artefato, com Jocel.

 

Para Tato, a Teia Nacional está sendo um momento ímpar de troca de experiências, intercâmbios e fruições de pensamentos de todo o Brasil. “A diversidade é muito intensa e reflete o que o Brasil faz em torno da Cultura Viva”, diz ele, que questiona ainda a falta de contribuição por parte do Governo do Estado do Tocantins a participação no evento. De acordo com Tato, o apoio recebido veio por parte da rede de cultura de Palmas, através Prefeitura.

 

Evento

O encontro é promovido pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).As programações são realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.