Com o tema Patativa do Assaré e outros poetas do sertão acontece hoje um encontro do projeto de extensão Poemar na Prainha da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O evento será realizado às 18h30 na Prainha do Câmpus de Palmas. Os encontros acontecem mensalmente com a proposta e objetivo de promover momento para debater literatura, os temas são selecionados por encontro pelo projeto.

Conforme a UFT, o encontro abordará primeiramente a literatura de Patativa do Assaré, em seguida contará com a performance musical Ser...tão será realizada pelo vocalista do Trio Baú, Rubão Ayres e pela coordenadora do projeto, Rayssa Carneiro, que também recitará poemas durante a apresentação. Posteriormente, os presente também poderão recitar poesias.

O autor escolhido para esse encontro, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, foi um compositor, cantor, repentista e poeta popular que viveu entre os anos de 1909 e 2002 no Brasil. Escreveu em o livro Inspiração Nordestina e em foi compositor da música interpretada por Luiz Gonzaga Triste Partida.

Projeto

Conforme a UFT, o projeto é realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), por meio da Diretoria de Cultura. A iniciativa ainda faz parte do projeto de expansão do Palco UFT com o objetivo a realização de atividades culturais na universidade.