O público palmense curtirá na noite de hoje o show do paraibano Flávio José. Um dos maiores músicos e intérpretes no mundo do forró. Nascido em Monteiro (PB), ele cantará os clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos a partir das 23 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Palmas, com participação da cantora regional Stéfane Lorena.

Com mais de 50 anos de carreira, a música Que nem vem vem, do compositor Maciel Melo, foi o seu primeiro grande sucesso. Também merece destaque Tareco e Mariola, originalmente Meu mungunzá, de Petrúcio Amorim. Mas o músico também cantará canções consagradas como Pagode Russo, Nem Se Despediu de Mim e Respeita Januário, dos mestres do forró.

Em toda sua carreira são oito LPs solos, três LPs com a banda baile Os Tropicais e 20 CDs gravados com músicas que remetem à raiz, aos costumes interioranos, aos casos e acasos do povo nordestino e aos corações apaixonados.

Considerado o Rei do Xote pelos fãs, Flávio José afirma que suas maiores referências foram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Dominguinhos.

Perguntado sobre as misturas entre forró e sertanejo hoje em dia o cantor é firme. “A mistura é válida, até mesmo porque tem gosto para tudo. Só não concordo com a invasão de modismos no nosso período junino porque é a maior festa da cultura nordestina e que deve ser preservada. Quem sai perdendo somos nós artistas que passamos o ano inteiro defendendo a nossa cultura e também o futuro de uma geração que vai amadurecer sem nenhuma referência musical e cultural”, defende o músico, que afirma não conhecer muitos artistas atuais de forró. “Levando em consideração de que o verdadeiro forró é o que nós da escola de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos fazemos, eu não conheço ninguém gravando forró e música sertaneja”, diz.

Para os que querem ingressar no mundo da música e do forró ele dá um conselho especial: “Seria primeiramente estudar e paralelamente seguir a música. Aquele que acontecer primeiro você segue”.

História

Aos cinco anos de idade Flávio José acompanhou um show de Luiz Gonzaga e se encantou pelo instrumento de trabalho do Rei do Baião: o acordeon. Desde então carrega consigo as características musicais do mestre.

Flávio José nasceu numa família humilde de músicos. Começou a se aventurar no universo mágico das teclas com sete anos. Aos dez já tocava o seu primeiro fole de 24 baixos, animando festas da região. Apesar do apoio da família, lhe faltavam condições de custear bons estudos. Ainda na adolescência, o músico decidiu prestar concurso para bancário. Determinado, dedicou-se durante um ano. Nesse período contou com a ajuda de um amigo que lhe ensinava os conteúdos em troca das aulas de violão.

Durante 23 anos foi funcionário do Banco do Brasil, dividindo o trabalho com a sua vida musical.

Serviço

O que: Show Flávio José

Quando:hoje, a partir das 23 horas

Onde: AABB Palmas, na quadra ALC-SO 34, Lote 12, próximo à praia da Graciosa

Entrada: R$ 80 (individual) e R$ 450 (mesa para quatro pessoas)

Pontos de venda: AABB Palmas e Loja Blackout

Informações: 3215-8209 ou 99980-5131

Discografia

1977 - Só Confio em Tu (Vinil)

1978 - Forró Quentura (Vinil)

1990 - Recado (Vinil)

1991 - Cheiro de Forró (Vinil)

1992 - Caboclo Sonhador

1993 - Terra Prometida

1994 - Nordestino Lutador

1995 - Tareco e Mariola

1996 - O Melhor de Flávio José

1996 - Filho do Dono

1997 - Sem Ferrolho e Sem Tramela

1998 - A Poeira e a Estrada

1999 - Sempre ao vivo

1999 - Pra Todo Mundo

2000 - Seu Olhar Não Mente

2001 - Me Diz Amor

2002 - Palavras ao Vento

2003 - Cidadão Comum

2003 – Acústico

2004 - Pra Amar e Ser Feliz

2005 - O Poeta Cantador

2006 - Tá Bom que Tá Danado

2007 - Brasil Popular (Luiz Gonzaga & Flávio José)

2011 - Tá do jeito que eu queria

2013 - Canta Luiz Gonzaga

2014 - Turnê ao Vivo 2013

2015 - Toque o Pé