Os vendedores de joias na Índia comemoram a chegada da Diwali, a maior festa do calendário hindu, e a época dos casamentos, o melhor período do ano para as vendas de uma indústria que vê o negócio do ouro e do diamante brilhar mais do que nunca. Nos três últimos meses do ano, depois do calor sufocante e das chuvas de monção, coincidem a tradicional época dos casamentos e a Diwali, uma das festas religiosas mais importantes da Índia e data móvel que, dependendo do ano, pode cair entre o final de outubro e o começo de novembro. Riqueza e prosperidade são as mensagens mais compartilhadas neste evento, simbolizadas através de joias, ouro e diamantes que representam bom pressagio, e por isso também estão presentes nas cerimônias de casamento. O valor desses mimos na cultura indiana veio se traduzindo em um aumento do consumo e um aumento notável dos números do mercado local, especialmente no quarto trimestre do ano. Segundo os dados do Conselho Mundial do Ouro (WGC, na sigla em inglês), durante estes três meses de 2014, a Índia gastou US$ 6,91 bilhões em joalheria, o que representa um aumento de 12% com relação ao ano anterior, convertendo-se no primeiro consumidor mundial nessa época do ano. “Dar ouro de presente é algo profundamente ligado aos rituais de casamento da sociedade indiana, por isso que essas festas representam, aproximadamente, 50% da demanda anual de ouro”, explicou o organismo internacional. Antecipando-se à temporada, joalheiros de todo o país se reuniram no final de setembro na The Delhi Jewellery and Gem Fair (DJGF), a grade feira de joias e bijuterias de Délhi, para mostrar seus produtos ao público. “O consumo está crescendo porque a época dos casamentos e da Diwali está chegando, por isso começaremos a ter boas vendas a partir de outubro”, afirmou à Agência Efe Prateek Singhvi, diretor da Swarnsarita Gems. Na feira, os corredores transbordavam de compradores que, com a lupa de olho, analisavam minuciosamente as características e a qualidade dos produtos. “Em primeiro lugar, os clientes se atém ao design. Depois eles querem saber a qualidade do diamante”, disse Dheeraj Goel, fornecedor da empresa N.D.Diamonds and Jewels. Os queridinhosBrincos, colares e anéis são, segundo a Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI), as peças mais procuradas pelo público do evento, dominado por mulheres da Índia, um país onde mais da metade das reservas é vendida ao varejo.