Um parque temático com dinossauros de verdade para se divertir nas férias – a premissa da trilogia Parque dos Dinossauros, sucesso estrondoso de Steven Spielberg nos anos 90, é retomada em Jurassic World, que estreia hoje. O novo longa conta com o toque do midas como produtor, mas turbinada por efeitos especiais ainda mais incríveis do que aqueles de 22 anos atrás – e será o primeiro da franquia lançado em 3D e IMAX.

Nos três longas com a grife Jurassic Park, lançados em 1993, 1997 e 2001, o roteiro era centrado na tentativa da criação de um centro de lazer onde o público pudesse observar dinossauros reais. Como? Os animais foram recriados por reconstrução genética, a partir de mostras de DNA, das criaturas que dominaram a Terra há 160 milhões de anos. Antes mesmo da inauguração, porém, o Jurassic Park foi destruído.

Em Jurassic World, o sonho inicial finalmente pode ser concretizado e é um fenômeno do turismo de luxo, levando milhares de visitantes para uma ilha da Costa Rica que funciona como um misto de Disneylândia e zoológico. Pagando ingressos caros, visitantes do mundo todo se divertem com uma estrutura que parece até familiar, com uma rua comercial com calçadão, área de lanchonetes, anfiteatro aquático e monotrilho para os visitantes, além das áreas para safári fotográfico. A diferença é que as principais atrações, como o T. rex e o mesossauros, pesam algumas toneladas e não pisavam na Terra há algumas eras geológicas.

A ilha de Jurassic World é supervisionada pela dedicada Claire (Bryce Dallas Howard, de A Vila), que comanda o parque com mãos de ferro. O geneticista Henry Wu (Bd Wong, que também estava no longa de 1993) é o cientista responsável pelas atrações – ele trabalha para a InGen, a mesma que criou os animais do primeiro parque de John Hammond. Henry deve obediência ao arrogante bilionário Simon Masrani (interpretado por Irrfan Khan), principal patrocinador e praticamente o dono de Jurassic World.

Fora de controle

Pressionado pela ganância irresponsável dos empresários em busca de lucro, o Dr. Henry Wu acaba deixando de lado as fronteiras da ética científica para desenvolver novidades, como se estivesse lidando com loja de roupas ou, diriam alguns, estivesse num grande circo de atrações como a própria Hollywood. Em suas pesquisas ele desenvolve uma espécie geneticamente modificada, uma nova criatura: o Indominus rex. Gigantesco, ágil e muito mais inteligente que os semelhantes do passado, o novo e imprevisível dinossauro, que é uma fêmea, foi criado em segredo, e isolado, pois devorou seu único irmão.

O bicho escapa e desaparece na selva da ilha. Antes que o pânico se espalhe, a gerente Claire procura a ajuda do corajoso e rebelde Owen (Chris Pratt, de Guardiões da Galáxia), especialista em comportamento animal e ex-militar. Rapidamente a notícia se alastra: o caos toma conta do parque e os dinossauros se libertam de seus recintos, colocando em risco a vida de 20 mil pessoas.

Serviço

Jurassic World– O Mundo dos Dinossauros: EUA, 2015

Direção: Colin Trevorrow

Elenco: Bryce Dallas Howard, Chris Pratt, Bd Wong

Cines: No Cinemark às 12h45 - 13h45 - 15h30 - 16h30 - 18h20 - 19h20 - 21h10 - 22h10. No Lumière às 14h - 14h10 - 16h20 - 16h30 - 18h50 - 21h10 - 21h20 Classificação: 12 anos.