Em geral, quando as pessoas procuram um aplicativo para ajudar nas atividades físicas, ao invés de irem periodicamente à academia, eles querem algo mais prático, rápido e eficiente. A demanda é quase sempre atendida, porém pode ser acompanhada de prejuízo.

Segundo o personal Aroldo Iwata, a presença de um profissional é fundamental para o acompanhamento do exercício. “Às vezes, por exemplo, a pessoa tem alguma pisada torta na hora da caminhada e se o profissional de educação física estiver presente ele pode fazer a instrução correta e evitar isso.”

O ideal, de acordo comIwata, seria antes de começar a atividade o atleta realizar exames para ver se tem algum problema cardíaco, problema no joelho, no ombro, ou alguma patologia.

“Geralmente, as pessoas que usam os aplicativos não têm um conhecimento fisiológico para montar os treinamentos e aí o atleta pode se lesionar. Então, é sempre bom ir ao profissional antes para ele dar uma olhada no tipo de treinamento e se possível, ele acompanhar na hora de executar para evitar a lesão”, orienta.