Sessenta anos depois de João Cabral de Melo Neto ter posto o ponto final em Morte e Vida Severina, o seu poema mais popular, uma equipe da GloboNews parte rumo a Pernambuco para refazer o trajeto imaginado pelo poeta, inspirado nos milhões de Severinos que saíram e ainda saem de suas terras em busca de uma vida melhor.

Ao longo de duas semanas, a equipe da GloboNews percorre mais de 1,4 mil quilômetros, partindo do Sertão, passando pela Zona da Mata até finalmente chegar ao Recife, ansiosa para encontrar os Severinos e saber o que mudou, depois de 60 anos. Com trilha sonora exclusiva e narração do ator pernambucano Jesuíta Barbosa, o resultado está no documentário Morte e Vida Severina – 60 Anos Depois, vai ao ar hoje, às 20h50 (horário de Brasília) na GloboNews.

Os cinco integrantes da equipe não tinham ideia do que encontrariam pela frente. Nem o repórter Gerson Camarotti, o único que já conhecia o percurso mas há 20 anos não passava por essa estrada. “Será que ainda existia o Severino retirante? Iríamos encontrar a rezadeira que vive da mortandade do Sertão? E o mestre Carpina? Quem seria? Os coveiros ainda faziam comparações entre os cemitérios do Recife? Quem era o Severino dos dias atuais?” eram algumas das perguntas que povoavam a cabeça do jornalista. Camarotti refez o percurso com a diretora Cristina Aragão, que só conhecia o sertão por imagens dos tempos de seca, com o produtor Murilo Salviano, o cinegrafista Sandiego Fernandes e o operador de áudio Edson Vander ‘Simpson’.

Para responder a todas essas perguntas, Camarotti e Cristina entrevistaram mais de 40 pessoas que encontraram ao longo do percurso.

 

Como Será?

O glúten é a principal proteína encontrada em cereais como trigo, aveia e cevada, por exemplo. De alguns anos para cá, a substância se tornou uma das vilãs da alimentação saudável, abrindo espaço para dietas e modismos que pregam a eliminação do item das refeições. O Como Será? deste sábado, entra na discussão e recebe no estúdio a nutricionista Maria Carolina von Atzingen para falar sobre restrições alimentares. Mudando de assunto, no estúdio, Mariana Ferrão – que substitui Sandra Annenberg na apresentação do programa – conversa com o cartunista Claudius Ceccon sobre o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). (Rede Globo)