Talita Melz
talita.melz@jtocantins.com.brA musicalização é um processo de construção do conhecimento musical, com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação da pessoa. No caso das crianças, a musicalização é um poderoso instrumento de educação.
“A musicalização infantil é despertar a criança com relação a música e auxiliar no desenvolvimento emocional, cognitivo, criativo e linguístico, além de auxiliar a diminuir o estresse do dia-a-dia, que hoje afeta até mesmo as crianças. Uma criança que teve essa experiência será um adulto com mais equilíbrio emocional”, conta a educadora e musicista Gabriella Rosa, proprietária de um ateliê musical especializado no atendimento infantil.
Para a profissional, a música deve estar presente desde a gestação na vida das crianças. “A vida sonora já começa na gestação. A partir do quinto mês as vibrações ficam mais afloradas. A memória sonora começa a ser formada, tanto com relação à fala como a sons musicados. Inicia-se a relação com os instrumentos dos sons e as emoções sonoras”, explica.
Muito do que a criança ouve na barriga da mãe permanece posteriormente em sua memória, e o mesmo ocorre com as canções que formam a memória musical. Após o nascimento, conforme Gabriella, o ideal é iniciar a musicalização a partir dos quatro meses, porque antes, a criança ainda está em processo de adaptação com o mundo fora do útero da mãe.
“A musicalização pode seguir até os 6 anos, que é quando a criança já está preparada emocionalmente e psicologicamente para poder estudar diretamente um instrumento”, comenta. A profissional, entretanto, alerta que apesar de não haver restrições para a prática, a música não pode ser algo forçado na vida dos pequenos e, sim, colocado de forma prazerosa.
Instrumentos
A educadora explica que os bebês possuem uma audição aguçada e por os instrumentos escolhidos para a musicalização devem seguir uma série de cuidados. “Instrumentos como a escaleta, com sons altos e agudos, podem assustar. Por isso, alguns devem ser evitados”, alerta. Outro cuidado importante é com relação à limpeza e esterilização dos materiais. “Os pequenos sempre fazem uma degustação sonora. Porque nesta idade, tudo vai para a boca como uma forma de pesquisar e experimentar aquilo”, relata.
Segundo a profissional, instrumentos como violão, piano, tambor, cajon e os percussivos, como chocalhos, são boas opções, além disso, ela afirma que a voz (o canto) é imprescindível para a musicalização. Para auxiliar no processo de musicalização, Gabriella ainda indica a utilização de outros elementos como a contação e histórias e as artes plásticas para conectar a criança com a música. “Você começa brincando com o som e vai avançando de acordo com os movimentos e o ritmo de aprendizado”.
Opção
A arquiteta Camila Dal'mas, mãe do pequeno Davi Henrique de apenas 1 ano, vê a musicalização como uma forma de desenvolver seu filho socialmente. “Não quero necessariamente que ele se torne músico, mas quero que a música o ajude a interagir”, relata.
A mãe conheceu a musicalização infantil enquanto ajudava Gabriella no projeto do espaço para as aulas. “Eu fui conhecendo a ideia me apaixonando cada vez mais, até ter a certeza que meu filho seria o primeiro a se matricular”, finaliza.
Estar próximo à música desenvolve nos pequenos:
- Sensibilidade musical
- Concentração
- Coordenação motora
- Sociabilização
- Acuidade auditiva
- Respeito a si próprio e ao grupo
- Destreza do raciocínio
- Disciplina pessoal
- Equilíbrio emocional
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