Começa hoje a exibição da Mostra de Cinema Centenário Ingmar Bergman no Cine Cultura no Espaço Cultural de Palmas. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) com a Embaixada da Suécia.

A mostra apresenta cinco grandes obras do diretor Ingmar Bergman, considerado um gênio do cinema mundial. A abertura acontece às 19h30, com exibição do filme O Sétimo Selo e realização do debate Diálogos Filosóficos, com o professor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo André Machado, que é apreciador da obras de Bergman. A programação conta ainda com as Persona, Sonata de Outono, Gritos e Sussurros e Morangos Silvestres.

A FCP já vinha antecipando um pouco da mostra com o documentário Bergman 100 Anos, de Jane Magnusson. A mostra do centenário já passou por São Paulo, Recife, Belém e Brasília, totalizando mais de 12.000 espectadores e esta semana vai estar também em Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO).

Ernst Ingmar Bergman nasceu no ano de 1918 em Estocolmo e morreu em 2007 em Fårö, Suécia. Filho de um pastor luterano, Ingmar Bergman teve uma educação austera, rígida e religiosa. Iniciou a carreira no em 1941, escrevendo a peça teatral Morte de Kasper e em 1945 realizou o seu primeiro filme, Kris. Considerado um gênio da sétima arte, premiado por festivais como Cannes, Veneza e Berlim, e pela Academia de Hollywood, Bergman assinou ao longo da carreira mais de 70 produções, entre cinema e televisão, sem contar as muitas peças de teatro e de rádio também feitas por ele.

Programação

Hoje - O Sétimo Selo + Diálogos Filosóficos (19h30)

Amanhã - Persona (18h); Gritos e Sussurros (20h)

Sábado - Sonata de Outono (18h); Morangos Silvestres (20h)

Domingo - O Sétimo Selo (18h); Gritos e Sussurros (20h)

Segunda - Sonata de Outono (18h); Morangos Silvestres(20h)

Terça - Gritos e Sussurros + Diálogos Filosóficos (19h30)