O diretor britânico John Guillermin, conhecido especialmente por seus trabalhos em "Inferno na Torre" (1974) e "King Kong" (1976), morreu no último domingo (25), de um ataque do coração em sua residência de Topanga Canyon, na Califórnia, Estados Unidos, aos 89 anos, informaram nesta quarta-feira (30), os familiares do cineasta.

A esposa de Guillermin confirmou a notícia em seu perfil oficial do Facebook e disse que seu marido era uma pessoa "sensível e apaixonada, repleta de ferocidade".

A carreira do diretor inclui obras como "Morte Sobre o Nilo", "Shaft na África", "Crepúsculo das Águias", "Uma Nova Cara no Inferno" e "Não Importa que Morram", as três últimas protagonizadas por George Peppard.

O diretor também trabalhou com Peter Sellers em "A Fúria de um Bruto" e "A Valsa dos Toureadores".

"Inferno na Torre", protagonizada por Paul Newman, Steve Mcqueen, William Holden e Faye Dunaway, foi agraciada com os Oscars de melhor canção original, melhor edição e melhor fotografia em 1975.

O longa também recebeu a indicação de melhor filme na premiação daquele ano e também obteve o Globo de Ouro para Fred Astaire e Susan Flannery.

Guillermin também dirigiu "Vôo 502: Em Perigo" (1972), com Charlton Heston, e, depois, aquele que provavelmente é seu trabalho mais conhecido, "King Kong", produzido por Dino De Laurentiis, para o qual contou com um elenco formado por Jessica Lange, Jeff Bridges e Charles Grodin.

No início de sua carreira, rodou dois filmes sobre o personagem Tarzan: "A Maior Aventura de Tarzan" (1959), com Gordon Scott, e "Tarzan Vai à Índia" (1962), com Jock Mahoney. Mais de duas décadas depois retomaria o gênero com "Sheena: A Rainha das Selvas" (1984), uma produção na qual morreu seu filho, Michael-John, em um acidente de trânsito.