Eles são amarelinhos, podem ter um ou dois olhos, são cilíndricos e, apesar de falarem uma língua estranha que ninguém entende, quase roubaram a cena na animação Meu Malvado Favorito e sua continuação. Depois de tanto sucesso, os Minions ganharam um filme próprio, extrapolaram os limites do cinema, invadiram as redes sociais, festas de crianças, cadernos, roupas de cama, canecas, jogos e aplicativos e outros produtos licenciados de fazer inveja a veteranos do mercado, como a turma do Mickey e os super-heróis.

Os personagens, que podem ser fofinhos, irônicos ou ligeiramente malvados, conquistaram uma legião de fãs e são um fenômeno que agrada a crianças e adultos. Coadjuvantes em Meu Malvado Favorito, os Minions espalharam-se por várias frentes. No ano passado, sua página oficial no Facebook ganhou mais curtidas do que a página do próprio filme original, mas eles se tornaram realmente virais por meio de páginas não oficiais, servindo como ilustração para variados tipos de comentários.

A Universal e a Illumination Entertainment, donas dos direitos autorais da franquia, aliaram-se recentemente a gigantes como a McDonald’s, não só para decorar embalagens ou brindes, como é comum no mercado, mas firmaram uma parceria ainda mais ousada, com produtos no formato das criaturas.

O grupo Ferrero, também da área de alimentação, investiu em guloseima com surpresas dos personagens. Outro produto forte da marca, as balas Tic Tac ganharam uma edição especial em embalagens colecionáveis especialmente para a campanha do filme.

Os personagens roliços também já viraram destaque em parques temáticos em duas cidades dos Estados Unidos, um deles em Hollywood, na área de lazer da Universal. Já em Orlando, onde fica a Disney, além do parque, o ramo de hospedagem também lucra com os Minions: entre as suítes temáticas decoradas de um resort, as criaturas estão entre os mais procurados pelo visitantes.

Festeiros

Uma boa medida da popularidade de um personagem é quando ele é convidado para as festas infantis. Serjana Paiva Barros, da Festoon Kids, conta que os ajudantes amarelinhos já foram tema de mais de 30 eventos organizados por sua empresa desde 2010. Os personagens, explica, agradam indistintamente meninos e meninas a partir de 7 anos. “Como eles são engraçadinhos e têm o componente do humor, são preferidos pelas crianças maiores.”