Eduarda de Oliveira Marto, 12 anos, é bailarina da companhia de dança Balé Popular do Tocantins e após ter passado por várias escolas e cursos de Balé, em Palmas, Porto Nacional e até em São Paulo, foi aprovada em uma audição para fazer um curso intensivo em duas academias de Ballet profissional em Nova Iorque. O intensivo será no mês de julho e os pais de Eduarda estão pedindo ajuda financeira para realizar o sonho da filha.

De acordo com a mãe, a bióloga Vanilcia Clementina de Oliveira Marto, de 31 anos, o orçamento para que a filha participe do curso, com passagens, alimentação e hospedagem para as duas, fica em torno de R$ 20.000. Para conseguir o valor, a família está tentando várias formas. “Nós estamos vendendo uma rifa de R$ 5,00 para ganhar uma cesta de chocolate e pensando em fazer eventos, estou conversando com amigos e professores dela”.

A família mora em Porto Nacional, a 52 km da Capital, e todos os dias Vanilcia traz a filha para fazer aulas de Balé, Jazz e Dança Contemporânea, durante toda a tarde. No período matutino Eduarda faz o sétimo ano do Ensino Fundamental. “Hoje mesmo a gente teve que almoçar no carro para dar tempo de levar ela para Palmas e voltar para o meu trabalho em Porto. Normalmente ela estuda também entre as viagens de ida e volta”, explicou a mãe.

Em 2017, Eduarda conseguiu fazer seu primeiro curso profissional fora do Tocantins, em São Paulo (SP). Para isso, ela passou todo anterior vendendo brigadeiros na escola para conseguir o valor do curso. Em 2018, ela foi chamada novamente para fazer o mesmo curso em São Paulo, dessa vez como bolsista integral.

“Se ela não conseguir ir em Julho, ela perde o curso e isso é muito importante pra Eduarda, para ela ser profissional, conhecer outras metodologias de ensino, outra cultura, isso ajuda até na vivência como pessoa. E também trazer um pouco do aprendizado de lá para o nosso Estado, que está tão pobre de cultura, principalmente no Balé”, frisou Valnicia.

Para quem quiser ajudar a realizar o sonho de Eduarda, as doações podem ser feitas também por aqui, através de uma vaquinha online criada pela família de Eduarda.