Mais uma edição da Quarta Clássica começa hoje com o Concerto Didático, apresentado pelo Trio Graciosa, no Theatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural em Palmas. A apresentação começa às 20 horas. A programação do projeto segue toda quarta-feira até 6 de junho, com os grupos Choro Reminiscências, Artsax, Duo Oliveira entre outros.

“É uma iniciativa espetacular, ficamos muito felizes em saber que existe um evento onde possa se ouvir música de qualidade”, comenta Mauredson Silva, um dos integrantes do trio.

A apresentação quer divertir e explorar as sensações auditivas para o enriquecimento cultural. “A pretensão é de orientar a plateia do que está sendo tocado. Uma forma de ensinar a origem, nuances e estrutura das músicas que tocamos. Ensinar nosso público através da música. Essa seria a pretensão. Mas tudo com a nossa cara, a do pôr do sol”, declara o músico. Entre as composições que serão apresentadas pelo grupo estão Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, Ave Maria, Pequena Serenata Noturna e Quatro estações.

Projeto

Este é o segundo ano da iniciativa que busca fomentar a produção musical em Palmas e região, além de mostrar para o público que existe produção musical de clássicos e da música erudita e uma oportunidade de grupos musicais e instrumentais e ou vocais se apresentarem. “Os espaços são raros e ainda é área ainda é carente sem um grande movimento, com uma produção limitada apesar de termos excelentes profissionais na região”, comenta a maestrina Renate Stephanes, organizadora do evento.

O evento busca privilegiar os repertórios clássicos e também da música popular brasileira. “Queremos formar um público para concertos, músicas que caibam dentro de um teatro”, finaliza ao lembrar que a última edição rendeu bons frutos. “O interesse foi muito grande, tivemos procura de quem viu e gostou, muitas pessoas nunca tinham ido ao teatro e assistiram a todas as apresentações. Foram mais de dois mil espectadores”, relata.

ABRIL

Dia 4 (hoje) Concerto Didático com o Trio Graciosa

Dia 11 - Concerto com grupo de Choro Reminiscências (UFT)

Dia 18 - Concerto com grupo de Choro Instrumentaris

 

MAIO

Dia 9 Concerto com grupo Artsax (UFT)

Dia 16 - Tá Dando Onda com a cantora goiana Maria Eugênia

Dia 23 - Concerto com a banda da Polícia Militar

 

JUNHO

Dia 6 Concerto Jobim Essencial com o Duo Oliveira

Dia 27 Concerto com o Coral Municipal de Palmas