Visando promover um momento de debate e esclarecimento de dúvidas quanto à bibliografia regional sugerida para o processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), acontece, hoje, às 19h30, o Literatura em Debate, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O encontro será realizado no Teatro Sesc Palmas, na Quadra 301 Norte, e a entrada é gratuita.

 

Este ano, a obra que vai guiar a discussão é O Teatro de Múcio Breckenfeld, que foi escolhido pela UFT para integrar a lista bibliográfica dos dois processos seletivos deste ano. Além do autor do livro, o próprio Múcio Breckenfeld, também estará presente o professor de literatura Josafá Miranda.

 

Obra

O Teatro de Múcio Breckenfeld é uma coletânea de três peças teatrais: O Bálsamo, Diante do Espelho e Re-nato. Lançado em 2013, o livro homenageia diversas personalidades da Capital. Embora conta histórias diferentes, as tramas podem dialogar entre si a partir do ponto de vista do poder e dos conflitos humanos.

 

Enquanto a primeira peça é ambientada no tempo da Guerra Civil Espanhola, onde os quatro personagens vivem em conflito entre o bom e o mau, o sonho e a realidade, o segundo texto é escrito em verso, em forma de acróstico com palavras que traduzem o renascimento cotidiano do ser humano. Já a última pela trata elementos da relação homem e mulher e o impacto do machismo neste relacionamento.

 

Breckenfeld

Múcio José Breckenfeld Lopes Fernandes é médio, biólogo, advogado, professor universitário, teatrólogo, escritor, poeta e romancista. É integrante da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e fundador da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores do Tocantins (Sobrames). Além desta obra, Breckenfeld já publicou Folhas de um vento espalhado (2001) e Caleidoscópio de Emoções (2001), ambos de poesia.

 

Serviço

O que: Literatura em Debate

Quando: hoje, às 19h30

Onde: Teatro Sesc Palmas

Entrada Gratuita

Informações: (63) 3212-9900