O livro “Ler e escrever na prisão: experimentações em Tocantinópolis” terá três lançamentos no Tocantins nesta semana. A obra que é uma iniciativa da professora Aline Campos que une textos escritos durante atividades desenvolvida pelos membros do Clube de Leitura na Cadeia Pública da cidade.

O primeiro lançamento nesta terça-feira, 2, acontece na própria unidade prisional. Já na quarta-feira, 3,  o cronograma de lançamento segue para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Tocantinópolis, onde Aline trabalha. Por último, o livro vem a Palmas, para o lançamento na Escola Superior de Gestão do Sistema Penitenciário Prisional (Esgepen), marcado para a sexta-feira, 5. 

A coletânea de textos foi escrito durante o ano passado após os participantes realizarem a leitura de nove livros e discutirem as obras, para posteriormente, produziram resenhas críticas. “Existir enquanto um Clube de Leitura dentro de uma unidade prisional é um trabalho árduo e difícil, apesar de prazeroso. Permanecer existindo é uma vitória que precisa ser celebrada e registrada. Mas é também uma forma de compartilhar a experiência, levá-la para fora dos muros da prisão”, destaca Aline

Ao todo são 400 exemplares que serão distribuídos gratuitamente, sendo que cada unidade prisional do Estado receberá um  exemplar. 

Projeto 

Conforme a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), nas unidades são desenvolvidos projetos de leitura que contribuem para a remição da pena e para a reinserção social dos apenados. Entre os projetos, o Clube de Leitura em Tocantinópolis é um dos destaques, que começou em 2018 e já tem frutos. 

A iniciativa visa estimular a leitura e escrita dos reeducandos, e também à viabilização da remição de pena por leitura na unidade. Há encontros presenciais semanais nos quais são lidas e discutidas as obras. Ao final da leitura os participantes escrevem, individualmente, uma resenha crítica. As resenhas passam pela correção de graduandos o de pedagogia e coordenadores do projeto para serem encaminhada para validação da remição de pena por leitura.