Com a notícia de que o brasileiro Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert, ficou fora da disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, a outra chance do Brasil ganhar a estatueta agora é na categoria de melhor animação, em que o longa O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorre a uma indicação com 16 filmes pré-selecionados. Os indicados serão anunciados no dia 14 de fevereiro.

Não é a primeira vez que o cinema brasileiro com atores reais (o chamado live-action) chegou perto na diputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro: a lista dos indicados começa em 1963, com O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte. Antes de Que Horas Ela Volta, a última indicação brasileira a melhor filme estrangeiro tinha sido em 1999, com Central do Brasil. Relembre:

 

Filmes

O Pagador de Promessas (1962)
Dirigido por Anselmo Duarte, concorreu ao prêmio de maior prestígio do cinema e perdeu para uma produção francesa, Sempre aos Domingos, do francês Serge Bourguignon. Este é até hoje o único filme brasileiro a conquistar um dos mais importantes prêmios cinematográficos, a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França. 

O Quatrilho (1995)
A segunda indicação do Brasil a melhor filme estrangeiro ocorreu em 1996, mais de três décadas após a “estreia” na categoria. O filme perdeu para o holandês A Excêntrica Família de Antonia, de Marleen Gorris.

O Que É Isso, Companheiro? (1997)
O filme concorreu ao <FI10>Oscar</FI> de melhor filmes estrangeiro em 1998. É baseado no best-seller homônimo lançado em 1979 pelo jornalista, escritor e político Fernando Gabeira. <CF114>

Central do Brasil (1999)
O longa de Walter Salles além de ter sido indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro, concorreu na categoria de melhor atriz, pela atuação de Fernanda Montenegro. Mas o filme não foi premiado em nenhuma das categorias em que concorreu. O filme perdeu para A Vida É Bela, de Roberto Benigni. A dama do teatro perdeu de Gwyneth Paltrow, embora, pelo menos por aqui, tenha sido eleita a “campeã moral” da disputa.

Hoje eu quero voltar sozinho (2015)
O filme de Daniel Ribeiro, foi escolhido em 2015 para concorrer ao melhor filme estrangeiro.