Uma escola teatral com método que envolve teatro, música, dança e poesia, com dinâmicas pedagógicas de cunho terapêutico e de autoconhecimento. Assim é a oficina de teatro Vida de Artista, agora Oficina dos Mescaleros, ministrada e dirigida pelo cantor, compositor e ator Diomar Naves, que há 15 anos vem treinando e revelando jovens talentos tocantinenses.

“É impressionante esses meninos se revelando, se autoconhecendo. É até uma surpresa dos próprios pais que não acreditam que têm filhos assim, que podem conversar olhando no olho, e depois os veem subindo no palco e se apresentando em nível profissional”, explicou.

Mais de 300 pessoas já passaram pela oficina, que aposta em um trabalho inovador. Em 2015, cerca de 60 jovens, entre 11 e 16 anos, participaram das aulas. Eles receberam treinamento de canto, dança e coreografia. O resultado desse trabalho poderá ser conferido hoje (às 21h30) e amanhã (às 20h30), no espetáculo Nosso Show, composto por 15 cenas e vários formatos diferentes. A apresentação acontece no anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, na Quadra 108 Norte, em Palmas.

“O espetáculo é formado por esquetes, tanto musicais, quanto cenas de humor, românticas e textos sérios, efeitos de luz e sombras”, explica o produtor, acrescentando que o stand up e a improvisação serão diferenciais. “Também haverá momentos de improvisação, para que eles mostrem a desenvoltura. A ideia é que a plateia fale frases, descrevendo cenas, e eles (os alunos) improvisem em cima disso.”

Ainda de acordo com Naves, o desafio é misturar os jovens talentos com profissionais consagrados da cidade. “Quando eles terminam são pessoas de nível profissional, aqui não é um teatro de escola. Este ano, teremos músicos da cidade se apresentando no palco. A ideia é misturar os jovens e os mais experientes em um espetáculo de nível profissional mesmo.”

A apresentação será gravada em DVD e, possivelmente, será lançada na internet.

Há três anos participando das oficinas, Laís Leal, de 15 anos, conta que as aulas ajudam na evolução e desenvoltura e são diferentes do teatro de escola. “O teatro de escola não mexia com as pessoas. Cada instrução que eu recebo na oficina é muito importante, até porque eu quero seguir carreira artística. Lá na oficina você se descobre e se sente bem mais espontâneo e livre. Lá você é livre de preconceitos”, avalia.

Glauber Carvalho, de 16 anos, não pretende seguir carreira artística como a colega de turma, mas acredita que o teatro vai ajudar no futuro. “Há dois anos e meio eu estou na oficina, e o teatro me ajudou em várias coisas, como a questão de falar em público e até no relacionamento com as pessoas. O teatro me dará a liderança e a atitude que vou precisar no futuro.”

 

 

Serviço

O quê: Espetáculo Nosso Show

Quando: hoje, às 21h30; e amanhã, às 20h30

Onde: Anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, na Quadra 108 Norte

Entrada gratuita (informações sobre ingressos pelo telefone 8414 - 3030)