Embarcando no mundo da literatura e da escrita, estudante e escritora Thaynara Naves publicou recentemente o livro De volta à Catalunha e já trabalha em mais duas novas obras. Natural de Aparecida do Rio Negro com apenas 22 anos e estudante de Letras, a jovem escreve desde criança. “Sempre gostei de escrever, em especial o gênero do romance”, comenta.

De volta à Catalunha, veio das pesquisas da jovem, que estudava sobre essa região espanhola. “Resolvi abordar a questão do tráfico internacional de mulher, um assunto tão complicado e real, mas pouco falado”. A obra é um romance e drama que se passa pela Europa retratando a realidade do tráfico de mulheres, em que a protagonista da história vive após ser sequestrada.

Além do tema polêmico, o enredo também apresenta a cultura local, as paisagens e traz um romance proibido, entre a protagonista e um jovem de realidades diferentes. “As famílias não aceitam aquele relacionamento”, conta.

Para escrever o livro, Thaynara se dedicou cerca de um ano em pesquisas sobre a região espanhola e a temática do tráfico. “Inclusive entrei em contato com pessoas que viveram essa realidade do tráfico. Muitos depoimentos que colhi se transformaram nas vivências da personagem principal do livro”, relata.

Publicação

De volta à Catalunha não foi a primeira obra da estudante. “Em um trabalho da faculdade escreve Vendedora, mas a edição que foi realizada publicamos alguns poucos exemplares. Esse segundo livro que tem uma extensão maior”, conta. A sinopse despertou atenção de editores nacionais e internacionais, e chegou a ser aprovada por sete editoras, inclusive uma portuguesa.