A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar, conta um pouco sobre sua passagem pelo Jornal do Tocantins e celebra a chegada dos 40 anos de jornalismo. "Cheguei no Estado em 2002 e no ano de 2005 atuei como correspondente na cidade de Gurupi. Naquele tempo tudo era bem diferente e o digital estava apenas começando a chegar. Fico feliz em ver o quanto o jornal cresceu e o que conquistou, sempre evoluindo e apostando das mudanças da sociedade", enaltece.

Alessandra lembra que os estudantes sonham em fazer parte da equipe do Jornal do Tocantins. "O Sindjor percebe como positiva essa mudança com o fim do impresso. Isso mostra uma reinvenção da nossa profissão e que a empresa empreendeu e inovou com esse novo visual e processo".

O publicitário Marcelo Silva afirma que o JTo é para o mercado publicitário uma referência de credibilidade. "É uma realidade, o mercado publicitário digital é o que mais cresce e não houve perda da qualidade, pelo contrário, o jornal ganhou em agilidade e se tornou mais acessível aos anunciantes já que os anúncios digitais são mais baratos", sustenta.

Na ótica política, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Toinho Andrade (PHS) declara que um veículo de comunicação é um prestador de serviços que tem a notícia como objeto. "Ao longo dos anos, o Jornal do Tocantins tem contribuído com a construção do Estado ao levar informação a todos os tocantinenses. Hoje, ao migrar para o online, demonstra estar antenado com as necessidades da sociedade e se adapta a elas", reconhece ao acrescentar que "depois de 40 anos, uma regra permanece mais atual do que nunca, a necessidade de ouvir todos os lados e checar a informação até a exaustão. Aos jornalistas fica o desafio de lidar com a demanda pela instantaneidade sem esquecer esta premissa”, finaliza.

Quem também parabeniza e reconhece a importância do jornal é o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto. "O Jornal do Tocantins sempre foi o jornal de referência do Estado, desde sua criação e até mesmo antes, quando essa região ainda pertencia ao norte goiano. São 40 anos noticiando os fatos e levando informação qualificada para o cidadão, sempre honrando o compromisso com a verdade. Isso tornou o Jornal do Tocantins um importante instrumento de comunicação, formando opiniões em todo o Estado, com a credibilidade que um grande jornal deve ter", valoriza.

Na visão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o jornal marcou um tempo novo e essa transição para o ambiente totalmente online carrega uma série de responsabilidades para que as notícias cheguem ao público com responsabilidade e faz votos de sucesso para toda a equipe.

Para o governador Mauro Carlesse (PHS), o jornal chega aos seus 40 anos tendo uma trajetória que registrou momentos importantes desde antes da criação do Estado. "E agora, nesse novo momento na mídia digital, vejo que o Jornal do Tocantins tem a função de continuar contribuindo com o Estado informando a população. Mas também, podendo ser acessado em qualquer lugar do mundo, tem a possibilidade de divulgar as potencialidades do Tocantins e colaborar para atrair mais investimentos que vão ajudar no crescimento do Estado", destaca.