Muita dedicação para entender, capacitar e estar cada vez mais próximo da comunidade. Esse é o conceito do 2º Encontro do Jornalismo da TV Anhanguera do Tocantins que acontece hoje, em Palmas, e reunirá a equipe de jornalismo da TV Anhanguera de Araguaína, Gurupi e Palmas. Cerca de 80 profissionais , entre repórteres, editores de texto e imagem, produtores e cinegrafistas participarão da capacitação que terá como foco principal discutir a proximidade com a comunidade. O encerramento do evento contará com a palestra do jornalista Maurício Ferraz, que falará sobre jornalismo investigativo.

Durante a programação, cada editor de programa apresentará o perfil de seu telejornal e o que espera para o futuro. O ponto alto será discutir o jornalismo comunitário e a presença do mesmo nas reportagens produzidas pelos jornalistas. “A ideia é que a gente veja através de reportagens e vídeos que foram para o ar o que a gente espera para cada jornal. Todas as equipes estarão presentes, Bom dia Tocantins, Jornal Anhanguera 1ª edição, Jornal Anhanguera 2ª edição, o Globo Esporte e o Jornal do Campo e tem ainda a Rede que serve a Rede Nacional com reportagens aqui do Estado”, explica o gerente de Jornalismo da TV Anhanguera Tocantins, Edson Castro.

Castro comenta que o objetivo é criar cada vez mais um canal aberto para a comunidade. “Se a comunidade tem algum tipo de dificuldade para conseguir como ligar uma rede elétrica, cortar um mato alto, enfim, ela terá o canal aberto para fazer sua queixa, sua reclamação e nós vamos procurar as autoridades para dar a resposta e vamos cobrar isso”, afirma comentando também sobre o jornalismo na época de falsas notícias na internet. “Cada vez mais a gente tem que combater a fake news, e contra o fake news das redes sociais só o bom jornalismo, seja no jornal, na rádio, na internet ou na televisão”, explica.

Qualidade

Para o diretor de Jornalismo da Rede Anhanguera, Álvaro Borges, oferecer treinamento para a equipe e aprimorar o trabalho é a grande sacada do encontro. “A gente sempre tem que parar um pouco para ver o que estamos fazendo, o que estamos acertando e como podemos melhorar”, reforça Borges que destaca a busca pela qualidade. “Mais qualidade para o nosso telespectador e aperfeiçoamento para nossos profissionais, é isso que buscamos 24 horas por dia”, afirma.

Sobre o jornalismo comunitário, Borges esclarece a importância da discussão. “Costumo chamar de jornalismo útil, que é oferecer para a comunidade aquele jornalismo que interessa à vida dele. Tudo que pode contribuir para uma melhoria na qualidade de vida, na saúde, no entendimento econômico, a gente tenta trazer nos nossos telejornais. É isso que movimenta a vida do cidadão e a gente não abre mão disso”, reforça.

Palestra sobre jornalismo investigativo 

O encerramento do encontro será feito pelo jornalista da Rede Globo, Maurício Ferraz. Conhecido por matérias polêmicas, de investigação e denúncias, Ferraz falará sobre sua experiência com o jornalismo investigativo. O jornalista que já trabalhou na TV Anhanguera Tocantins no começo da carreira e atualmente produz matérias especiais para o programa Fantástico investigando esquemas, problemas e denúncias por todo o País.