O Jornal do Tocantins é feito diariamente pelas mentes e mãos de muitos. São profissionais dedicados ao trabalho e que todos os dias dão o melhor de si para que a informação chegue a quem realmente interessa: o leitor, o internauta. E ao longo desses 40 anos, o JTo serviu como verdadeira escola de jornalismo, ajudando no aperfeiçoamento de grandes nomes da comunicação do Tocantins, alguns, inclusive, atuando na chamada grande imprensa.

O jornalista Luiz Armando Costa é um desses pioneiros e ajudou a construir esses momentos importantes. Seu contato inicial com o JTo ocorreu no final da década de 1980, ainda em Goiânia. Somente em 1992 passou a atuar ativamente como coordenador de redação e aprimorar suas competências profissionais com a equipe pioneira. Sobre o encerramento do impresso, Armando acredita que é um avanço e não um retrocesso. “A internet abriu mais oportunidades e chances de o jornal ficar mais próximo do leitor. Hoje as notícias são em tempo real e a todo momento”, detalha.

Morando atualmente na cidade de Boca Raton, no estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, Belini Guilhardi integrou a equipe de diagramação da versão impressa, ainda no início da década de 1990, quando era produzido em Goiânia. "Nosso trabalho era manual e na máquina de datilografia. Minha mudança para o Tocantins foi a convite do Tião Pinheiro e ingressamos nesse projeto de cabeça", lembra.

Ainda na sua narrativa, Guilhardi menciona que o trabalho em Goiânia durou cerca de três anos até a mudança física para Palmas. "Foi um marco para nós e mais um desafio que segui até 2000, momento em que deixei o País. A minha experiência com projetos editoriais e de arte foram essenciais para o trabalho nos EUA”, relembra.

Primeira repórter do JTo, a jornalista Ivonete Motta é grata por ter contribuído para os primeiros passos quando a periodicidade tornou-se semanal. "Jaime Câmara se anteviu a criação do Tocantins e vislumbrou o futuro. Mesmo com esses 40 anos e toda a evolução midiática, o jornal nunca perdeu sua essência e de se pautar por um jornalismo de qualidade", explica Ivonete.

Peça fundamental para que o jornal chegasse a esses 40 anos, a jornalista Valéria Kurovski enaltece o trabalho da equipe com o comprometimento diário para o bom jornalismo. "Entrei em 1991 e construí minha carreira na redação. Agradeço ao Tião Pinheiro, um verdadeiro mestre nessa jornada, e a todos os companheiros que também foram professores", parabeniza.

Nova geração

Desde março deste ano o jornalista Samir Leão, recém-formado, passou a integrar o time de profissionais do veículo. Como primeira experiência profissional após sair da universidade, Leão lembra que não é fácil encontrar espaço nas redações logo após o período acadêmico. "Sempre ouvia falar que na redação era tudo muito difícil e corrido, porém esses eram os pontos que mais me chamavam atenção, pois era isso que eu buscava. Já entrei no jornal na era do online, porém não menos cobrado a trazer informação de qualidade. Mesmo com a velocidade e fluxo de informação que há dentro da rede, levar o conteúdo com mais qualidade é, ou pelo menos deveria ser, o grande diferencial. E pelo que somos cobrados, o Jornal do Tocantins preza sempre por isso.  Estou feliz e grato pela oportunidade de fazer parte do time".

E as oportunidades não começam necessariamente na construção direta da notícia, caso de Djavan Barbosa, atualmente repórter-fotográfico por formação, mas que ingressou no Grupo Jaime Câmara em 2005 como menor aprendiz. "Em 2006 fui convidado a integrar a equipe do Jornal do Tocantins como contínuo/office-boy, função que exerci por quatro anos. Me desliguei do grupo em 2010 e retornei em 2018 para a função de repórter-fotográfico", narra o jovem profissional.

Para Barbosa, é gratificante fazer parte de uma equipe que diariamente trabalha na produção de um conteúdo de qualidade, de credibilidade. "Busco exercer o meu trabalho com ética, responsabilidade e humildade. Cada assunto noticiado é uma oportunidade de colaboração para o desenvolvimento político, social e econômico de nossa cidade, estado; oportunidade de aprendizado e aprimoramento profissional. É gratificante ser colaborador deste jornal que há 40 anos contribui com o desenvolvimento da nossa região, sendo mais de 30 anos com o desenvolvimento do nosso estado", enaltece.