Após uma providencial esticada da última parte, que foi dividida em dois filmes, chega ao fim a saga da guerreira Katniss Everdeen em Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. A aguardada conclusão da franquia baseada na trilogia literária de Suzanne Collins tem um final diferente do livro, adiantam os produtores da série que abriu o caminho para a leva mais recente de filmes juvenis. O epílogo entra em cartaz ocupando boa parte do mercado exibidor brasileiro – quase um terço do total. Também de peso é o salário da protagonista, a atriz Jennifer Lawrence, que se tornou um dos nomes mais rentáveis de Hollywood.

Dando sequência à primeira parte do epílogo, Katniss continua ao lado dos rebeldes que enfrentam o presidente Snow (Donald Sutherland), um ditador sanguinário e sádico da fictícia Panem. Nessa distopia futurista, jovens de territórios diferentes, chamados distritos, devem lutar uns contra os outros em campeonatos de vida e morte, os jogos vorazes do título, que são disputados como num reality show do futuro.

A valente Katniss torna-se um símbolo de rebeldia a esse sistema opressivo e cruel ao vencer vários campeonatos sucessivamente, mas desafiando as regras do jogo impostas por Snow e pela capital, a elite que tudo governa. Um grupo de resistência resolve adotar a jovem como uma arma de propaganda para convencer o povo a enfrentar as represálias da capital, mas logo a heroína passa a questionar também a ética desses métodos.

Os produtores do blockbuster já adiantaram que o final do filme e da franquia é diferente do livro de Suzanne Collins. Jogos Vorazes já arrecadou cerca de US$ 2,2 bilhões em bilheteria mundial.

A jornada da heroína

De menina caipira a líder revolucionária, a personagem Katniss Everdeen passou por várias transformações, mas sem perder o ar rebelde e corajoso que sempre a diferenciou dos demais jovens da fictícia Panem, uma nação devastada pela guerra e pela tirania. Além do arco dramático do livro de Suzanne Collins, muito do sucesso da franquia se deve ao talento da atriz Jennifer Lawrence, até então mais conhecida pelo drama Inverno da Alma, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

Até chegar ao status de atriz mais bem paga do mundo, Jennifer ganhou um Oscar por sua brilhante atuação em O Lado Bom da Vida, de 2012. Simultaneamente, ela assumiu o papel da dúbia e perigosa Mística no segundo longa da franquia X-Men, da Marvel. Em comum, suas personagens se destacam por um ar rebelde e intransigente, fortes mas um pouco vulneráveis e, sobretudo, extremamente carismáticas.

Jogos Vorazes no cinema chegou no vácuo da série Crepúsculo, uma mina de ouro também adaptada da literatura para adolescentes e que se tornou uma das franquias mais rentáveis da história. No primeiro, a aventura é liderada por uma jovem num contexto distópico em que a política e a mitologia são pano de fundo, enquanto no segundo o que predomina é o romance melodramático de uma adolescente com um vampiro. Não que o coração de Katniss não seja disputado – o coração da heroína balança pelos pretendentes Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth). Apesar de durona, ela também é bastante sentimental.

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final: EUA, 2015

Direção: Francis Lawrence

Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth

Cines: Multicine Cidade Jardim 3, Ritz 1, Cinemark Flamboyant 4, Cinemark Flamboyant 5, Cinemark Flamboyant 8, Cinemark Passeio 4, Cinemark Passeio 5, Cinemark Passeio 7, Kinoplex Goiânia 4, Kinoplex Goiânia 5, Buriti 2 e Buriti 5