A banda Led Zeppelin ganhou nesta quinta-feira o julgamento sobre o suposto plágio de "Stairway to Heaven", sua canção mais conhecida, depois que um júri decidiu a favor do grupo de rock britânico, informaram meios de comunicação locais.

A decisão foi tomada de forma unânime pelo grupo de oito homens e mulheres que formavam o júri em um tribunal de Los Angeles, indicou o jornal "Los Angeles Times".

O Led Zeppelin foi acusado de plágio nos acordes iniciais da guitarra na canção, lançada em 1971, copiados diretamente da canção instrumental "Taurus", criada pela banda Spirit em 1968.

Em comunicado conjunto, o guitarrista Jimmy Page e o vocalista Robert Plant manifestaram satisfação pelo resultado do julgamento.

"Estamos agradecidos pelo trabalho do júri e contentes porque ditou sentença em nosso favor, dissipando as controvérsias sobre a origem de 'Stairway to Heaven' e confirmando o que sabíamos há 45 anos. Agradecemos o apoio de nossos seguidores e desejamos deixar para trás este assunto legal", disseram na nota.

Os advogados do Led Zeppelin defenderam na segunda-feira que os litigantes não tinham conseguido mostrar provas sobre a suposta cópia ilícita do tema.

Os defensores da banda argumentaram, entre outros aspectos, que os litigantes não conseguiram demonstrar as similitudes entre ambas as canções, nem que o Led Zeppelin tenha ouvido "Taurus" antes de escrever a mítica canção.

O próprio Jimmy Page havia rejeitado as acusações de plágio e manifestou que não tinha escutado a canção do grupo Spirit até há poucos anos.

O processo contra o grupo britânico foi admitido em abril pelo juiz do distrito Gary Klausner em Los Angeles, que então afirmou que havia suficientes similitudes entre as duas canções para que o caso fosse resolvido nos tribunais.

Os fatos se remontam a 2014, quando o administrador Michael Skidmore, em representação do já falecido guitarrista do Spirit, Randy Califórnia, apresentou o processo pelo parecido existente entre ambos temas.

Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em várias ocasiões no final dos anos 60.

Segundo Skidmore, Jimmy Page pediu à California que lhe ensinasse os acordes iniciais de "Taurus".

Jimmy Page, o cantor Robert Plant e baixista John Paul Jones, membros com vida do Led Zeppelin, argumentaram que as similitudes entre as duas canções estão limitadas a "uma escala cromática descendente de tons", popular no mundo da música e que não pode ser suscetível à proteção por direitos autorais.

Considerada uma das bandas mais carismáticas e influentes da história do rock, Led Zeppelin começou sua carreira no final dos anos 60 e arrasou durante a década seguinte quando publicou, entre outros, o disco "Led Zeppelin IV" (1971), no qual constava "Stairway to Heaven". 

Ouça a música "Taurus":