Que o Youtube está cheio de canais que fazem o maior sucesso não é novidade. Mas, nos últimos anos, a inspiração tem chegado cada vez mais forte ao universo infantil. A garotada que já nasce conectada vem ganhando seus espaços. Um dos exemplos é o canal Nana’s World, da pequena tocantinense Ana Patricia Bernardon Franco, de 5 anos, que hoje mora fora do País.

“A ideia surgiu de forma muito espontânea. Quando eu estava testando um tripé, minha filha pulou em frente a câmera e roubou totalmente a cena”, conta a mãe da youtuber mirim, a jornalista Patricia Bernardon. Na época, com apenas três anos, a menina apresentou seu quarto ela mesma no vídeo e deixou a mãe sem palavras.

Patricia logo percebeu talento da filha. Elas começaram a fazer outros vídeos que foram compartilhados com familiares e amigos e logo com mais pessoas, até chegar aos mais de 13 mil inscritos. O canal tem muitos temas e reviews de bonecas, mas a menina também gosta de outros temas. “Gosto de todos, mas os que mais me divirto são os que gravamos com animais”, conta a pequena.

A mãe relata que as ideias para os vídeos vão surgindo no dia a dia. “Às vezes achamos uma brincadeira interessante, outras vezes seguimos a tendência”. Hoje o canal, que já tem dois anos, é alimentado pela dupla duas vezes por semana e apesar de Ana ainda não saber sobre o futuro, ela diz que quer continuar a gravar. “Meus coleguinhas adoram e eu também gosto muito”, afirma.

Para a mãe, Ana tem ainda um grande potencial. “É uma diversão, não existe pressão, deixo ela bem a vontade e não desejo que nada fique ensaiado. Eu tenho orgulho do trabalho que estamos realizando juntas”. Patrícia, às vezes, participa dos vídeos da filha, edita e publica.

Aprendizado

“As crianças de hoje já não se contentam mais em apenas assistir, eles querem interagir, opinar, participar e porque não ter a oportunidade de também criar conteúdo”, afirma a jornalista. Mas, a mãe afirma que é preciso dosar na medida certa, acompanhar de perto, ensinar valores e prioridades para o desenvolvimento de uma criança.

Quem também pensa assim é a servidora pública Elizabete Araújo, mãe de Isabela de 6 anos, outra pequena youbuter de Palmas. “De início eu não gostava, mas com o tempo percebi que auxiliou no desenvolvimento intelectual dela”. Apesar da pouca idade, Isabela é quem pesquisa, grava e publica no seu canal, Bella Kids. Ela fala sobre assuntos que ela gosta, como brinquedos, desenhos, novelas e até mesmo dá dicas de saúde, seguindo a mãe que trabalha na saúde.

Com estilo nas redes sociais 

Mas não é somente os canais no Youtube que vem fazendo sucesso entre as crianças. A pequena Lorenza Modesto, de 5 anos, é famosa por seu perfil no Instagram. Com mais de mil seguidores a menina esbanja nas poses fotográficas tiradas em sua casa ou outros pontos da Capital. “Tudo começou com uma brincadeira. Eu e mãe dela desde o seu nascimento publicamos fotos dela”, comenta o pai, o esportista David Modesto.

Com a popularidade da pequena, os pais criaram um perfil próprio para ela. “Mais uma vez foi sucesso. Hoje saímos nas ruas e as pessoas param falar com ela. Muitos nem nos conhecem, mas a conhecem”. O pai afirma que o estilo das fotos é com a própria menina, que é responsável até por escolher seus looks. “Deixamos ela a vontade, nada forçado. Ela faz do jeito dela, até as posses são com ela. Brinco que ela nasceu para isso”. Mas a pequena também busca por inspiração, o pai conta que a filha gosta de assistir vídeos e ver perfis de outras crianças.