As inscrições do concurso fotográfico Cerrado: Berço das Águas, que presta homenagem ao bioma no oeste baiano e na região de Palmas, serão encerradas nesta sexta-feira, 6. Fotógrafos amadores e profissionais podem participar do certamente e os candidatos precisam realizar as inscrições gratuitas através do link.

A iniciativa Parceria Para o Bom Desenvolvimento (Good Growth Partnership, em inglês) é executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

O concurso conta com três categorias: jovem fotógrafo (18 a 20 anos), fotógrafo amador (acima de 20 anos) e fotógrafo profissional (a partir de 25 anos). Entre os critérios de avaliação das imagens estão: a relação com a temática, a composição, o enquadramento e a nitidez. As fotos pré-selecionadas nas categorias jovens fotógrafos e fotógrafos amadores serão divulgadas na página do Instagram do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no endereço @iieboficial. Os trabalhos mais curtidos até o dia 6 de novembro serão selecionados para a premiação.

As imagens da categoria fotógrafo profissional vão ser analisadas por uma comissão composta por profissionais do projeto Áreas Protegidas Municipais no Matopiba, incluindo um profissional especializado em fotografia de natureza.

 “O objetivo do concurso é trazer o olhar das populações do oeste da Bahia e de Palmas e região. Para nós é importante o que o bioma significa para as pessoas e como elas enxergam o Cerrado. Esperamos que elas tragam os melhores cenários de seus municípios e apresentem essas áreas naturais, que ajudam a manter a biodiversidade, a manutenção do clima e o fornecimento de água”, disse Aryanne Amaral, fotógrafa amadora e assistente de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). 

Premiação 

Todos os vencedores, nas três categorias, vão ser contemplados com diferentes premiações.  Na categoria Jovem Fotógrafo, o participante recebe uma câmera digital semi-profissional. Já o  1º colocado na categoria Fotógrafo Amador recebe um aparelho celular e o 1º lugar  colocado na categoria fotógrafo profissional receberá um tablet.