Nesta terça-feira, 1º de junho, o Festival de Mulheres do Tocantins (Toca FM) abriu inscrição para artistas que desejam participar do evento, que será transmitido no dia 7 de setembro através do YouTube. Os shows serão pré-gravados nos dias 20 e 21 de agosto no Centro Cultural Circo os Kaco, no distrito de Taquaruçu, em Palmas.  As cantoras interessadas em participar podem se inscrever para a seleção até às 23h59 do próximo dia 15 de junho.

De acordo com o edital de chamamento, serão cinco selecionadas e o cachê artístico é no valor de R$ 1.500 por compositora, que será pago uma semana após a gravação dos shows, mediante protocolo de emissão de nota fiscal a ser anunciado pela produção.

As compositoras poderão se inscrever em uma das duas categorias: Iniciante ou Profissional. As inscritas devem apresentar três músicas no processo de seleção e os trabalhos precisam ser autorais. O resultado da seleção será divulgado através das redes sociais a partir do dia 1 de julho. Confira o edital.

De Sonora à TOCA FM

O Festival de Mulheres do Tocantins – Toca FM é, originalmente, o primeiro Festival de Música aberto feito por mulheres em Palmas. O projeto é um desdobramento do Sonora Festival de Compositoras – Palmas, que ocorreu nos anos de 2018 e 2019 na Capital e fomentou o trabalho de mais de 25 mulheres no meio artístico cultural local.

Ana Elisa, produtora executiva do projeto, explica que o objetivo é fomentar espaços que irão discutir sobre o papel da mulher nos meios artísticos e oportunizar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos por elas, como forma de legitimar o seu espaço no cenário Tocantinense.

TOCA FM 2021

O Toca FM tem uma proposta para ir além do festival, a ideia é criar um canal de comunicação entre artistas e o público tocantinense, através das plataformas digitais do festival, onde as artistas não só apresentarão seus trabalhos como poderão interagir com o público.

A ideia é que o Toca FM se torne um canal permanente de divulgação artística feminina. Além das apresentações musicais que ocorrerão, o festival também irá realizar uma mostra audiovisual, o “Curta Elas”, com trabalhos produzidos por mulheres, além da realização de atividades de formação.