O ofício do jornalista, seja para o meio televisivo, no rádio ou em jornais impressos inspira admiração de muitas crianças. E para sentir “na pele” o que é ser jornalista, um projeto educacional destinado a alunos do 5° ano do Colégio Dom Bosco, em Palmas, trabalhou ao longo de 2019 todos os meios de comunicação e suas linguagens, e o Jornal do Tocantins esteve entre os homenageados em mostra que ocorreu na tarde deste sábado, 7, para encerrar o ano letivo.O projeto “A Arte de Ler e Criar”, criado pela professora Sônia Maria Lima Guimarães e faz parte da 5ª Mostra Literária, tem o objetivo de desenvolver ao aluno o gosto pela leitura e a produzir textos, incentivando assim a prática da reflexão, utilizando para isso os meios de comunicação. Em uma sala voltada apenas para os trabalhos, havia uma linha do tempo contando a trajetória do Jornal do Tocantins desde sua criação, em 1979, até a mudança 100% para a plataforma digital.A televisão também teve destaque no projeto, e o repórter da TV Anhanguera Carlos Gomes, ou Carlão, teve seu trabalho reconhecido pelos alunos. Até um pequeno espaço para entrevistas foi montado.E dessa forma, a pequena Laura Aiko, de 10 anos, que além de trabalhar em matérias para o jornal da turma, ainda produziu uma câmera fotográfica de papelão sozinha. “Eu achei muito legal porque me senti uma jornalista. Foi um pouco difícil fazer a câmera porque tinha que ser bem detalhada para parecer de verdade. Eu também era muito tímida, e tive deixar de ser para poder falar. Agora fico mais tranquila”, conta a menina.Para a funcionária pública Fabrícia Simonelle, de 42 anos, mãe de Laura, a atividade é de muita importância para a formação da filha. “Ela amou o trabalho. Pesquisou bastante e se sentiu realizada com tudo o que fez. E foi um momento prazeroso entre todos os alunos”, conta, ressaltando que até o início do projeto, Laura havia tido nenhum contato com o jornalismo, e agora passou a acompanhar os noticiários.DesenvolvimentoCecília Matos, Maria Silvia Borges e Júlia Neiva, ambas com 10 anos, também tiveram que deixar a timidez de lado e colocar a mão na massa para executar as “pautas”, como se diz nas redações de veículos de comunicação. Elas criaram um jornal impresso falando dos atrativos turísticos da Capital, e até entrevistaram as pessoas nas ruas. “Fiquei com vergonha, mas achamos importante o que estamos estudando, vamos levar para o resto da vida”, comenta Cecília.Quem também ficou satisfeita com o projeto foi Maria Júlya Castro de Oliveira, de 10 anos, que comemorou ainda a criação de um grupo entre os alunos para compartilhamento de fotos e informações apuradas por eles. “Foi muito bom ir para a rua conversar com as pessoas. Gostei demais”.AprendizadoPara a professora, o projeto é um recurso importante e fundamental para o aprendizado significativo dos alunos. “Eles trabalham, se envolvem com a pesquisa, e o projeto ‘A Arte de Ler e Criar’ partiu da necessidade de inserir os alunos em mundos diferenciados de leitura. Ou seja, eles leem livros literários, mas o jornal é bem diferente”, ressalta.Sobre a homenagem ao Jornal do Tocantins, a professora explica: “Fizemos muitas pesquisa sobre a história, tanto que fizemos a linha do tempo do Jornal do Tocantins para chegar a esse resultado. Vejo o jornal como um recurso pedagógico essencial. Vejo gêneros discursivos muito amplos, então é uma gama de informação. Então eles começaram a trabalhar e vi que realmente foi dando efeito ao objetivo que passei para eles. Os pais também contribuíram e tivemos ainda uma entrevista com o jornalista Maycon Paiva. Vimos o envolvimento dos alunos”, finaliza.-Imagem (1.1949130)-Imagem (1.1949131)-Imagem (1.1949132)-Imagem (1.1949134)