Dois geógrafos, Pedro Geiger e Willian Menezes, lançaram o livro Jalapão Ontem & Hoje, que mostra as transformações no Jalapão e os desafios para preservação da região na última sexta-feira, 1°, em uma livraria na zona sul da capital carioca.

A publicação é resultado da união de pesquisas e vivências de duas gerações, separadas por setenta anos. Pedro Geiger, de 96 anos, participou de uma expedição pioneira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na região em 1943. Já Willian Menezes, de 37 anos, visitou o Jalapão em 2013.

Em reportagem exibida pelo Jornal da Globo na última sexta-feira, 1º, Geiger comentou sobre as mudanças ocorridas no Jalapão depois de sua ida ao Parque há alguns anos. “Essa região hoje se caracteriza, diferentemente da época em que eu estive lá, pela presença da soja nos vales que descem para o Rio Tocantins e Araguaia, e nessa região montanhosa, instalação de hotéis e turismo” pontuou.

Na mesma ocasião, Menezes demonstrou satisfação pela parceria com o colega autor. “Fantástico fazer essa troca de saberes com um geógrafo que é referência para nós no Brasil”, declarou.

Parque Estadual do Jalapão

Recentemente reconhecido pelos turistas como um dos três melhores destinos do País em 2019, as belezas naturais do Jalapão têm atraído visitantes e sido cenário de vídeo clipes e novelas, como O outro lado do Paraíso. Com 34 mil km² de área, a região é formada pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix.

Repleto de gente simples e acolhedora é um destino conhecido entre os apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, formado por chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.