Ano-novo, funk de novo. Se no ano passado Tá Tranquilo, Tá Favorável foi um dos hits do verão, agora foi a vez do sucesso Deu Onda, do MC G15 dominar as festas da virada, os serviços de streaming e as rádios. A música virou meme nas redes sociais e caiu nas graças de celebridades como Anitta, o forrozeiro Wesley Safadão, e, claro, o jogador Neymar, espécie de Midas quando o assunto é hit do verão.

Música-chiclete que se preza não conta com poesia ou algo inteligente na sua composição. A pobreza no vocabulário é preferível. Sucessos antigos seguiram essa cartilha e conquistaram o público como Liga da Justiça (LevaNóiz, 2011), Ai, Se Eu Te Pego (Michel Teló, 2012), Lepo Lepo (Psirico, 2014), Baile de Favela (MC João) e Metralhadora (Vingadora) em 2016. 

No Spotify, a canção Deu Onda, de Gabriel Soares, o MC G15, de 18 anos, desbancou sucessos atuais de Ivete Sangalo, Marília Mendonça, Roberto Carlos e Maiara & Maraisa. A faixa ainda aparece entre as 50 mais tocadas do mundo. A letra, inspirada no relacionamento com sua namorada, estreou direto no 1º lugar no iTunes, em 26 de dezembro, e não saiu mais da posição.

A canção segue a receita básica para se firmar como a grande aposta da estação: coreografia simples, letra grudenta e uma batida que não deixa ninguém parado. Além disso, um pouco de pimenta colabora para sua popularização. Deu Onda tem duas versões: a light e a “proibidona”, em que a palavra “pai” é substituída por “pau”. “Meu p... te ama” é o verso mais repetido. 

A versão light tem mais de 43 milhões de views em menos de 20 dias no YouTube e é também a preferida dos famosos. Anitta, por exemplo, cantou e dançou. O jogador Ricardo Goulart, ex-Goiás e que atua no futebol chinês, e sua mulher aproveitaram as férias durante passeio de lancha em Ubatuba, São Paulo, para fazer um vídeo dançando o hit. Na internet, circula uma versão hilária com uma montagem do seriado Friends utilizando a música como tema.

RIVAL

Outro funk é a grande concorrente de Deu Onda para o posto de canção do verão. A música Tumbalatum, do MC Kevinho, 18 anos, que faz menção ao que seria o movimento do bumbum de uma garota, ultrapassou os 125 milhões de visualizações de seu clipe no YouTube. O jovem é ex- parceiro do MC Bin Laden, dono do sucesso Tá Tranquilo, Tá Favorável, fenômeno no verão passado. 

Lançada no final de setembro, o funk era a grande favorita ao título de música do verão e motivos não faltam para o credenciamento. Uma letra curta, fácil de decorar e um refrão sem sentido algum e repetido à exaustão na faixa: “Esse bumbum que faz tumbalatum” é aquela parte que ninguém entende nada, mas que faz todo mundo dançar.

Deu Onda (letra) 

Eu preciso te ter
Meu fechamento é você, mozão
Eu não preciso mais beber
E nem fumar maconha
Que a sua presença me deu onda
O seu sorriso me dá onda
Você sentando, mozão, me deu onda
Que vontade de ter, garota
Eu gosto de você, fazer o quê?
O pai te ama
Que vontade de ter, garota
Eu gosto de você, fazer o quê?
Meu pai te ama, é
Meu pai te ama
Meu pai te ama, é
Meu pai te ama