Uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do País? Essa é a pergunta que estrutura o documentário Brasília - Contradições de Uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade (1967).

O filme foi censurado pelos próprios patrocinadores por escancarar a situação de pobreza e precariedade das cidades-satélites de Brasília. A obra foi exibida uma única vez e o filme foi restaurado após 40 anos, resultando no documentário Plano B, de Getsemane Silva, que será exibido hoje no Tocantins. A sessão será apresentada às 19h30 no CineSesc em Palmas e às 19 horas em Gurupi.

Em Plano B, a equipe vai atrás dos realizadores, roteiristas e produtores de Brasília – Contradições de uma Cidade Nova para descobrir como se deu o processo de produção e de censura do curta que escancarou as contradições da nascente capital. “Eu assisti à Contradições de Uma Cidade Nova há 4 anos, pouco depois que ele foi restaurado. Um amigo me mostrou. Fiquei impressionado com a capacidade deles em prever o futuro da cidade e achei muito legal o mistério da proibição da Olivetti, que havia pago toda a produção. Fiquei curioso para esclarecer essa história e jogar com o passado e o presente da cidade num único filme”, conta o diretor, em nota da assessoria de imprensa.

 

Atual

Segundo os seus produtores, mesmo após décadas de censura, a obra continua bastante atual. A sinopse da obra mostra que o filme revela as intenções dos produtores do filme original, refilmando planos idênticos aos que Joaquim Pedro de Andrade utilizou para Contradições. Alguns dos envolvidos, como a assessora cultural da empresa patrocinadora, Edla Van Steen, são entrevistados e têm a oportunidade de contar sua versão da história.

 

Assista

O quê - Plano B

Quando - Hoje

Onde - CineSesc Palmas (Às 19h30) e CinSesc Gurupi (Às 19 horas)

Entrada franca

Informações - 3212-9900