Com 25 anos de trajetória, a Escola de Música da Guarda Metropolitana realiza um trabalho de formação cidadão utilizando a música como ferramenta em Palmas. Somente na última década foram 1,2 mil atendimentos. A Escola, hoje, é responsável pela formação do Coral Jovem e Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana, ambos com atuação junto as crianças e adolescentes como programas socioculturais de segurança preventiva.

“O objetivo do coral jovem é atender jovens com destreza musical, mas, sobretudo com o objetivo no complemento da formação cidadã dos atendidos”, explica a música e maestrina Nacha Moreto, atualmente uma das responsáveis pelo coral. A iniciativa atende crianças entre os 8 e 13 anos com diferentes atividades como medidas preventivas da voz, desenvoltura, técnicas de respiração, relaxamento, impostação da voz e performance em palco. Também são realizados exercícios de leitura e trava língua.

“Nossos repertórios são condizentes para cada apresentação. Gosto de escolher as músicas e também deixo eles a vontade para fazer uma lista de músicas que gostariam de cantar, isso dá mais ênfase ao coral. Eles cantam com um encantamento diferenciado, quando a canção já falei, parte do repertório deles”. Para o próximo ano as inscrições do coral devem ser realizadas em fevereiro.

Crescimento

Conforme a maestrina, o trabalho realizado no coral consegue resultados rápidos e buscam atender todas as regiões da Capital. “O crescimento dos alunos é notório, em todos os sentidos e um em especial é a desenvoltura. Muitos chegam meio calados, e logo já estão integrados e isso conta muito. O companheirismo, a solidariedade uns para com os outros. É um orgulho muito grande estar à frente desse projeto”, afirma ao colocar que esse resulta foi o percebido em somente um ano a frente do coral.

Com o mesmo pensamento, o maestro e coordenador da Jovem da Guarda Metropolitana Rênison Oliveira, vê que os dois grupos - o coral e orquestra - são capazes de transformar muitas vidas. “Tenho um grande amor por esses projetos. Temos ex-alunos empregados em vários seguimentos da música, e até fora do país”, relata o músico, que é resultado da iniciativa da Guarda Metropolitana.

“Eu cheguei em 1998 para integrar a escola de música. Em 2002, fui efetivado por meio de concurso público para guarda metropolitano músico. Em 2005, fui convidado a assumir a coordenação da escola de música, que me formou músico”. Comandado por Oliveira, no inicio deste ano que a Orquestra chegou a este nível, anteriormente era chamada de Banda Mirim do Município.

Escola de Música

A Escola de Música da Guarda Metropolitana é um programa sócio cultural de segurança preventiva desenvolvida pela Guarda Metropolitana desde 1993. A iniciativa é atender muitas crianças e adolescentes sem expectativas sociais e transformar vidas, ensinar uma profissão e se tornaram cidadãos exemplos para a sociedade.