As adaptações de livros de ficção para jovens adultos vêm dominando os cinemas. Mais um exemplo estreia hoje na Capital, o filme Mentes Sombrias é baseado no best-seller de Alexandra Bracken, de mesmo nome. A produção é encabeçada por Jennifer Yuh Nelson, que dirigiu algumas produções da sequência Kung-Fu Panda, e produzida por Dan Cohen e Shawn Levy, de uma das série mais queridas atualmente a Stranger Things.

O enredo se passa em um futuro em que uma doença mata 98% dos recém-nascidos nos EUA, os 2% sobreviventes desenvolvem superpoderes e são aprisionados em campos de internação. Entre eles há uma garota de 16 anos, Ruby (Amandla Stenberg), que um pouco antes de completar 10 anos, vê o seu país ser acometido por um vírus misterioso.

A jovem, que adquiriu poderes telepáticos, precisa fugir de um campo de reabilitação para onde o Governo mandou as crianças e os adolescentes que sobreviveram à doença e ganharam poderes. Esses sobreviventes são divididos em cores, que simbolizam seus superpoderes: os verde são as crianças que adquirem inteligência como poder; azul são as que possuem poderes de telecinese; amarelo dominam eletricidade; as laranja têm o poder de controlar a mente e os vermelhos são os mais poderosos, e podem controlar praticamente tudo, inclusive o fogo.

Entretanto, os planos do Governo é exterminar os mais poderosos e, com a ajuda de uma médica, Ruby se junta a outros jovens em fuga. Acompanhada de Chubs, Liam e Suzume, ela inicia uma jornada pelos Estados Unidos devastado em busca de um lugar para se esconder.

Além de Amandla Stenberg que esteve no filme Jogos Vorazes, uma produção cinematográfica também baseado em livro com um clima parecido de Mentes Sombrias, o longa conta ainda com nomes como o Gwendoline Christie (Star Wars: Os Últimos Jedi), Mandy Moore (da série This Is Us), Harris Dickinson (Ratos de Praia), Wallace Langham (A Guerra dos Sexos) e Mark O’Brien (A Chegada).

Vimos a transição de homem pacato para máquina de justiça em O Protetor e agora e continuamos vendo Robert McCall (Denzel Washington ) se transformar em O Protetor 2, na primeira sequência do diretor Antoine Fuqua, após treze anos. A trama acompanha McCall enquanto ele continua com sua “vida dupla”, desta vez como um motorista de aplicativo.

De volta a Washington (EUA), McCall vive mais uma história de vingança mais pessoal. Mas, desta vez, o vigilante vai atrás dos assassinos de sua amiga Susan, interpretada por Melissa Leo, e acaba se envolvendo em uma perigosa teia de conspirações. McCall então conta com a ajuda de Dave, antigo parceiro de operações na CIA encarnado por Pedro Pascal (Game of Thrones) para descobrir os culpados.