A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, anunciou na manhã desta terça-feira (31), em coletiva com a imprensa, a nova data de realização da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás, que será de 16 a 21 de agosto.

A antecipação do festival atende a reivindicação da cidade e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), visto que a data estipulada anteriormente (23 a 28/8) coincidiria com o Encontro de Motociclistas, promovido anualmente no município. 

O edital com os últimos ajustes do Fica 2016 foi publicado no site da Seduce. A programação será mantida e, nessa edição, o festival terá como tema a sustentabilidade do Cerrado, com foco no cinema, meio ambiente e na valorização da cidade, importante polo da cultura do Estado. 
 
O Fica 2016 recebeu, ao todo, a inscrição de 356 filmes, 29 a mais que na edição passada. Para a mostra competitiva foram selecionadas 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiros e 10 brasileiros. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, 4 filmes são goianos. O júri também selecionou 12 curtas de animação para a mostra Fica Animado, que é destinada ao público infantil.
 
Na identidade visual, o Fica 2016 será ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá. Também já foi anunciado que, nas próximas edições do evento, o Fica trará obras de Pitágoras, em 2017, e Marcelo Solá, em 2018.