Após quatro dias de muita música e comilança, o 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu chega ao fim hoje. Entre as atrações estão um show especial para a criançada, previsto para começar às 19 horas, com o palhaço Batatinha Frita e Cia.

A programação especial para a criançada conta com teatro de fantoches, mágica, brincadeiras com personagens de desenhos animados, além de muitas músicas dançantes. O palhaço Batatinha Frita, interpretado pelo ator Magno Santos, traz um pouco do mundo infantil com Bob Esponja, Peppa Pig e até os Minions. Além de Santos, sobem ao palco mais dez pessoas levando esses diferentes personagens.

“Na verdade é um espetáculo para todas as idades, crianças e pais, já que além das músicas infantis, de roda, trazemos músicas adultas populares”, conta, citando como exemplo paródias com as canções Despacito, de Luis Fonsi ou Show das Poderosas, de Anitta. A peça circense tem duração de 1h20.

Música

Após a apresentação para o público infantil, também se apresenta hoje no palco da serra o grupo Rosa de Saron. A banda já é bastante conhecida na Capital e chega mais uma vez com um show com mensagens cristãs de esperança, fé e amor. Entre os sucessos de quase trinta anos de carreira estão Sem Você, Cartas ao Remetente e Menos de um segundo.

Aulas de cozinha e artesanato

A oficina de culinária hoje está a cargo da chef Ruth Almeida, ex-quebradeira de coco babaçu que já foi premiada nacionalmente pela habilidade na cozinha. A Cozinha Show começa às 18 horas na Praça Vereador Tarcísio Machado, em Taquaruçu, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Outra atração são os produtos artesanais produzido na região com capim dourado, cabaças, fibra de bananeira, palha do milho e sementes da região.

 Último dia para degustar 

As 69 opções gastronômicas que concorrem ao festival, e estão até hoje disponíveis para comercialização. Ainda dá tempo para subir a serra e experimentar as delícias preparadas especialmente para o festival. As delícias estão sendo avaliadas por um júri técnico desde a quarta-feira, primeiro dia do festival. Os critérios são sabor, cor, aroma, textura e temperatura dos alimentos servidos e ter obrigatoriamente pelo menos um ingrediente regional.

Além disso, também houve a votação de um júri convidado e o popular que encerrou ontem o período para as escolhas online. Os participantes concorrem em uma das quatro categorias, que são: comidinhas salgadas food truck, prato salgado e prato doce. A revelação dos três ganhadores de cada categoria desta edição acontece hoje às 20 horas. Também será sorteado a uma viagem para Gramado entre os vencedores.