Com cerca de 20 filmes em cartaz, o Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quinta-feira, 6, com sessões no Cinema Lumière do Palmas Shopping na Capital. A iniciativa tem exibições em mais de cem salas de cinema de 88 municípios e traz para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa.

Esta é a 10ª edição realizada no País segue até o dia 19 de junho com longas-metragens que atendem e se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças. No Tocantins, essa é a segunda edição da iniciativa, que no ano passado teve sessões também em   Araguaína e Gurupi.

Filmes 

Todo ano, o festival traz ao Brasil filmes que têm distribuição assegurada, e o que o evento proporciona aos cinéfilos é a possibilidade de ver logo esses filmes, sem ter de esperar meses pelo lançamento comercial. 

O eclético e sempre talentoso François Ozon, chega com seu novo drama premiado em Berlim, "Graças a Deus", que aborda casos de abuso na Igreja Católica e um outro olhar para a questão gravíssima do abuso infantil está em "Inocência Roubada", de Andréa Bescond e Éric Metayer, sobre uma mulher adulta que identifica nas brincadeiras de criança com um amigo da família a origem de suas fissuras emocionais.

"Quem Você Pensa Que Sou?", de Safy Nebbou, ela cria uma identidade falsa na internet. O que é falso, o que é verdadeiro?

Também todo ano, o festival resgata um clássico do cinema francês e o da edição de 2019 é Cyrano de Bergerac, que Jean-Paul Rappeneau adaptou da peça de Edmond Rostand em 1990, com Gerard Depardieu. Entre os novos filmes está Cyrano Mon Amour, de Alexis Michalik, que reconta a história do narigudo genial de um outro ângulo. No filme, Rostand, desempregado e com família para sustentar, convence um renomado ator de que tem a peça ideal para ele - só que ainda não a escreveu e está seco de ideias.

Confira a relação de filmes exibidos pelo festival em Palmas:

  1. Amor À Segunda Vista (Mon inconnue), 2019. – Direção de Hugo Gélin.  Com François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe. Comédia – 1h58
  2. Asterix e o Segredo da Poção Mágica (Astérix – Le Secret de la Potion Magique), 2019. Direção de Louis Clichy, Alexandre Astier. Com as vozes de Bernard Alane, Christian Clavier, Guillaume Briat. Animação – 1h25.
  3. Através Do Fogo, 2018. Direção de Frédéric Tellier. Com Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Chloé Stefani. Drama – 1h56.
  4. Boas Intenções (Les Bonnes Intentions), 2018. Direção de Gilles Legrand. Com Agnès Jaoui, Alban Ivanov, Tim Seyfi. Comédia dramática – 1h40.
  5. Cyrano Mon Amour (Edmond), 2019. Direção de Alexis Michalik. Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner. Comédia dramática – 1h49.
  6. Os dois filhos de Joseph (Deux Fils), 2018. Direção de Félix Moati. Com Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Mathieu Capella. Comédia dramática – 1h30.
  7. Filhas do Sol (Les filles du soleil),  2018. Direção de Eva Husson. Com Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot. Drama – 1h55.
  8. Finalmente Livres (En Liberté), 2018. Direção de Pierre Salvadori. Com Adèle Haenel, Pio Marmai, Damien Bonnard. Comédia – 1h47.
  9. Graças a Deus (Grâce à Dieu), 2019. Direção de François Ozon. Com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud. Drama – 2h17.
  10. Um Homem Fiel (L’homme fidèle), 2018. Direção de Louis Garrel. Com Laetitia Casta, Louis Garrel, Lily-Rose Depp. Comédia romântica – 1h15.
  11. Inocência Roubada (Les Chatouilles), 2018. Direção de Andrea Bescond e Eric Metayer. Com Andrea Bescond, Karin Viard, Clovis Cornillac, Pierre Deladonchamps. Drama – 1h43.
  12. O mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pick), 2019. Direção de Rémi Bezançon. Com Fabrice Luchini, Camille Cottin, Alice Isaaz. Comédia – 1h40.
  13. Meu Bebê (Mon Bébé), 2019. Direção de Lisa Azuelos. Com Sandrine Kiberlain, Thaïs Alessandrin, Victor Belmondo. Comédia dramática – 1h27.
  14. O Professor Substituto (L’heure de la sortie), 2019. Direção de Sébastien Marnier. Com Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Pascal Greggory. Drama/Thriller – 1h43.
  15. Quem você pensa que sou? (Celle que vous croyez), 2019. Direção de Safy Nebbou. Com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia. Drama – 1h41.
  16. A Revolução em Paris (Un peuple et son roi), 2018. Direção de Pierre Schoeller. Com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte.  Drama histórico – 2h01.
  17. Cyrano de Bergerac (Clássico), 1990. Direção de De Jean-Paul Rappeneau. Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber. Comédia dramática – 2h15.

(Com informações do O Estado de S. Paulo)