O lançamento da 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo acontece nesta quarta-feira, 6, às 19 horas, no Cine Sesc em Palmas. Durante o evento, será exibido o documentário inédito Saudade, de Paulo Caldas, que estará presente na sessão. O momento marca o retorno do festival após cinco anos, e será realizado de 25 a 29 de setembro.

O evento oferecerá uma residência e participação de um festival internacional para o vencedor tocantinense e o nacional. Além do prêmio de melhor filme, os realizadores também concorrerão aos troféus de melhor roteiro, montagem, fotografia e direção. Para a escolha haverá um júri técnico e outro popular.

Também serão realizadas mostras não competitivas e atividades de formação. Ao final da competição, os filmes premiados serão exibidos em 13 municípios tocantinenses.

A programação é aberta ao público e gratuita. O evento conta com o incentivo e realização da Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Fundo Nacional de Cultura, sendo co-realizado pelo Centro de Imagem e Som (CIM), produzido e realizado pela Jubalina Produções e produção associada de Produza Studio Criativo. Conta ainda com os apoios da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Serviço Social do Comércio do Tocantins (Sesc), MZN Filmes e Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE).