Basta uma passeada rápida pelo Instagram para notar nas unhas de fashionistas e celebridades a nova tendência. Depois dos esmaltes metalizados, da francesinha invertida e dos adesivos e tatuagens temporárias, a moda agora é pintar cada unha de uma cor, respeitando, ou não, a mesma paleta pigmentar. A ideia é ir além do estilo “filha única”, no qual somente as unhas dos dedos anelares recebiam uma cor distinta, ou do amado degradê com efeito gradiente. Vale brincar com texturas, brilhos e como formato.

A moda da mistura de cores faz parte da chamada nail arts e já havia pintado por aqui na década de 1990. “Na verdade a moda de usar unhas coloridas nunca saiu de cenas, mas agora estão em mais evidência”, conta a manicure Maria do Socorro Silva Batista, que já atua na área há mais de 40 anos. Cores mais fechadas e escuras como o vinho, azul marinho, verde escuro, cinza e roxo, além dos tradicionais nudes estão em alta.

“Apesar de não estarmos no inverno, às cores da moda inverno acabam sendo muito visadas. E agora a tendência são as cores mais escuras com a volta da fila [única e das colorias ou ainda os degrades”, relata. Entretanto, apesar das cores mais fechadas estarem em alta, a profissional afirma que as alternativas são muitas e que vai depender do que a mulher quer. Além disso, segundo a manicure, as unhas coloridas fazem muito sucesso entre os mais jovens pela ousadia e até mesmo pela dinâmica de cores.

Estilos

“O estado de espírito e o gosto vai escolher as cores”, relata. Mas a profissional dá as dicas, para quem não tem tanta coragem é apostar em variações de uma única cor para que o conjunto fique harmonioso e o contraste menos chamativo. Uma boa pedida é usar, por exemplo, diferentes tons de rosa-escuro, médio, claro e metálico - ou misturar cores mais neutras, como nude, marrom e pêssego ou ainda tonalidades mais claras de diferentes cores como azul e rosa.

Já quem exala personalidade pode combinar, o mostarda mais invernal, rosa antigo e o azul jeans ou ainda investir em cores fortes e vibrantes como o vermelho, azul, verde e amarelo. “Nesse caso, fica elegante usar uma cor mais neutra junto para quebrar um pouco a vitalidade”, comenta.

Além disso, para aderir à moda que tem pegada retrô, vale dispensar os detalhes como strass ou pedrarias, deixando a produção mais discreta e elegante, porém não menos divertida. O que vai determinar a combinação das cores é a personalidade de cada mulher. Outra novidade que vem fazendo sucesso é optar por pintar a famosa filha única em tom metálico.

Saúde na ponta dos dedos

Independente do tamanho ou formato das unhas, do esmalte ou do acessório que vai decorá-las, é importante mantê-las sempre saudáveis. Confira algumas dicas:

Use sempre um bom creme para hidratar mãos e cutículas e fique sempre atenta ao prazo de validade dos produtos

Opte por hidratantes que sejam específicos para seu tipo de pele

 Após remover o esmalte, e pelo menos 24 horas antes de ir à manicure, hidrate as mãos

 Verifique sempre se o material da manicure foi esterilizado e autoclava do ou leve seu próprio material, incluindo o esmalte

 Evitar uso de próteses ou unhas postiças (ou use apenas por um período curto)

 Use bases fortalecedoras, mas sempre de olho na composição do produto, que não pode conter formol

 

Fonte: O Popular