O Facebook vai mudar como os perfis dos usuários são exibidos. A rede social de Mark Zuckerberg anunciou nesta quarta-feira (30) três modificações nas páginas, incluindo poder gravar um pequeno vídeo como imagem de perfil.

Os vídeos precisarão ser curtos - até sete segundos- e serão exibidos continuamente, assim como um GIF.

via GIPHY

O Facebook também vai oferecer aos usuários a possibilidade de colocar uma foto de perfil temporária. Assim, a pessoa poderá selecionar, por exemplo, um retrato apoiando uma causa, um time esportivo ou de quando era criança e marcar uma data para voltar à original.

"Quando mais de 26 milhões de pessoas usaram nosso filtro de celebração do orgulho gay, ficou mais do que aparente que as pessoas usam suas imagens de perfil para mostrar quem elas são, mesmo que por apenas um pequeno período", disseram Aigerim Shorman e Tony Hsieh, gerentes de produto da rede em um post no blog oficial.

A terceira nova opção do Facebook é permitir que o usuário escolha quais informações do seu perfil serão exibidas antes para as outras pessoas. Será possível, além de dados sobre onde vive e em qual empresa trabalha, selecionar cinco fotos para serem mostradas.

A forma como os perfis são exibidos nos celulares também vai mudar. As fotos -ou vídeos, agora- ficarão maiores e centralizadas. Antes, eram posicionadas à esquerda. Na parte direita do perfil, estará as fotos do usuário e seus amigos em comum.

O Facebook anunciou que as novas ferramentas foram disponibilizadas para alguns usuários da rede por iPhone no Reino Unido e na Califórnia, mas logo poderão ser usadas em outras partes do mundo.